Foto: imagoimages / Ulmer
Os cidadãos que já se vacinaram contra a covid-19, estão sendo registrados nos sistemas de informação integrados à Rede Nacional de Dados em Saúde, Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações/SI-PNI, Sistema e-SUS Atenção Primária à Saúde, além dos demais sistemas utilizados pelos estados e municípios.
Diante disso, aqueles que já concluíram o ciclo vacinal já podem solicitar o Certificado Nacional de Vacinação. Esse documento pode ser utilizado principalmente, quando o cidadão precisa viajar para países que solicitam a comprovação. Para saber como emitir esse documento, continue conosco.
A intenção é de que esse documento seja utilizado como Certificado Internacional de Vacinação (CIVP) para viajantes, que atualmente é emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Neste caso, a abrangência do documento se estende apenas à febre amarela, doença para a qual já há acordos internacionais que regulamentam a certificação.
Vale ressaltar que o Certificado de Vacinação para quem se vacinou contra a covid-19 não possui validade internacional, então, fica à critério de cada país aceitar ou não esse comprovante. A orientação é de que os cidadãos procurem informações sobre a possibilidade de utilizar o certificado antes de viajarem para outros países.
Os dados da vacinação enviados e processados pelo Ministério da Saúde, também são apresentados de forma automática no Conecte SUS. Então, o cidadão que deseja obter o certificado pode fazer a emissão através do aplicativo ou na versão web do Conecte SUS Cidadão.
O sistema está disponível tanto para dispositivos com sistemas Android ou iOs e é gratuito. Para acessar a plataforma, o interessado deve criar uma conta com seus dados pessoais e registrar uma senha. Depois, o acesso será feito por meio do CPF. Desta forma, você pode consultar vacinas, exames, medicamentos, além do Certificado de Vacinação.
Para emitir o certificado, busque pelo ícone “vacina” e, depois, clique em ver as doses administradas. Assim, o sistema irá disponibilizar o detalhamento das doses registradas no sistema e, se estiver tudo correto, basta a “emissão do certificado”. Com isso, o sistema disponibilizará um código de 16 dígitos e um QR Code para validar o documento. Depois, você poderá imprimir ou salvar no smartphone o arquivo que poderá ser baixado em três línguas: português, inglês e espanhol. O viajante também poderá dispor da versão do documento em formato PDF.
Na plataforma Gov.br, o acesso é similar. Segundo o Ministério do Turismo, diante de um número crescente de países que têm adotado o “certificado de vacinação”, o aplicativo Conecte SUS também poderá se tornar uma forma de comprovar outros tipos de vacinas que são exigidas em viagens internacionais.
Por Samara Arruda
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…