Imagem por @Lifestylememory / freepik / editado por Jornal Contábil
Se você nunca ouviu falar em certificado digital, fique tranquilo que ele não é obrigatório. Há modalidades empresariais que exigem a ferramenta, mas esse não é o caso do MEI.
Contudo, vale enfatizar que possuir um certificado digital, enquanto MEI, pode ser muito vantajoso. Em suma, o documento eletrônico permite que pessoas físicas e jurídicas realizem transações através dos meios virtuais, de maneira legal e segura. O sistema disponibiliza um arquivo que pode ser utilizado em aparelhos como o computadores e celulares, ou em cartões magnéticos e pen drives.
O certificado digital para o MEI, pode ser utilizado como uma espécie de assinatura digital do titular do CNPJ, de modo que ele confirma de maneira segura a identificação dos envolvidos na transação online. O arquivo, possui um sistema de criptografia que potencializa a segurança, visto que ele garante o sigilo dos documentos.
Ainda sim, a posse do certificado não é obrigatória, exceto quando o empreendedor escolhe por emitir a nota fiscal eletrônica (NF-e), que registra a venda de produtos a pessoas físicas. Mesmo que este não seja o caso, o MEI pode tirar o seu certificado digital, de modo que ele tem as seguintes alternativas:
No caso do MEI, é utilizado o certificado digital tipo A, que por sua vez, é divido em duas categorias (A1 e A3). A escolha do tipo deve condizer com as necessidades do empreendedor e de suas atividades. Entenda o que constitui cada uma das categorias.
Sobre as duas modalidades, não é possível afirmar qual é a mais vantajosa, de modo que tudo irá depender da preferência do MEI, a respeito das facilidades mais pertinentes, e ao tipo de negócio que ele exerce.
Caso você tenha ficado interessado em adquirir o certificado digital, no intuito de emitir suas notas fiscais, procure a Autoridade Certificadora AC da ICP-Brasil. As empresas credenciadas podem ser consultadas através do site do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação.
O MEI poderá decidir por diferentes opções que irão variar de custo, formato e tipos de certificado. Sendo assim, o ideal é atestar que a autoridade escolhida seja compatível ao sistema de emissão de notas fiscais. Após ter feito a escolha, resta apenas validar os dados com a AC, o que pode ser feito de maneira presencial ou virtual.
Feito a verificação, a autoridade certificadora, irá liberar o arquivo e lhe orientar de como será realizada a instalação e a maneira de uso, conforme o formato escolhido.
Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar.
Já imaginou economizar de R$50 a R$300 todos os meses com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.
E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio.
Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…