Você já ouvir falar em certificado digital? Sabe o que é, para que serve e quem pode estar fazendo sua utilização? Em tempos de diversas fraudes e falhas de segurança eletrônica é preciso tomar diversos cuidados e saber quais as melhores ferramentas para segurança de transações online.
Se você está em busca de uma ferramenta totalmente segura para garantir que suas informações pessoais, suas e ou de sua empresa, sejam enviadas pela rede sem que você fique receoso com vazamento de informações, você está no caminho certo.
Funcionando com uma assinatura digital, o certificado digital, para pessoas físicas e jurídicas, possui validade judicial, deixando a autenticidade de suas transações ainda mais seguras.
Conheça no post de hoje o que é, para que serve, vantagens, como funciona, quem pode estar utilizando e outras informações sobre tudo que você precisa saber sobre o certificado digital.
Confira!
O certificado digital, nada mais é do que uma ferramenta eletrônica, um arquivo, que funciona fazendo o papel de uma assinatura digital de seu usuário.
Possui uma validade jurídica, garantindo as transações eletrônicas e vários outros serviços realizados de forma online.
Através desta ferramenta, as pessoas, físicas e jurídicas, se identificam e podem assinar seus documentos de forma digital em qualquer lugar do mundo, sempre com segurança e agilidade.
Nos dias atuais, a certificação digital é uma das ferramentas que foram desenvolvidas a fim de oferecer ao usuário autenticidade, integridade, confidencialidade, segurança as informações trocadas.
Muitas pessoas comparam o certificado digital a uma espécie de carteira de identidade eletrônica.
Se você realiza diversas transações eletrônicas que necessitam de segurança virtual, pode apostar no certificado digital como ferramenta de segurança.
A fim de ajudar diversas pessoas na questão de economia de tempo e também a diminuir a quantidade de pessoas em filas em cartórios e contabilidades foi criado o certificado digital, uma ferramenta digital que auxilia diversas pessoas na resolução de problemas de forma online e segura.
Com o certificado digital, algumas atividades realizadas presencialmente podem ser substituídas, evitando, assim, perdas de tempo e ainda economizando gastos extras.
Sempre com segurança de informações trocadas, autenticidade
São atividades presenciais que podem ser substituídas por transações online: entrega de documentos via motoboy, idas ao banco e reconhecimento de firmas.
O certificado digital consegue fornecer de forma segura as seguintes atividades para pessoas físicas e jurídicas de forma online:
O certificado digital é livre para todas as pessoas, seja ela física ou jurídica, que desejam ter maior segurança e autenticidade em alguns determinados processos online.
Porém, para algumas pessoas o certificado digital é considerado um item obrigatório.
Para empresas, por exemplo, que necessitam emitir notas fiscais eletrônicas e também para todos que são inscritos no regime tributário de lucro presumido ou lucro real, também são exigidos o uso do certificado digital.
Já as empresas que são inscritas no simples nacional, de forma não obrigatória para a emissão de nota fiscal eletrônica não são obrigadas a possuírem o certificado digital.
Atualmente temos dois tipos de certificados digitais diferentes.
Um para pessoa física e outro para jurídica.
Conheça mais um pouco sobre estas duas ferramentas de certificados digitais.
Em nosso país, também fazemos a utilização de duas formas para se ter o certificado digital: A1 e o A3
Fonte: Actana
Fazer com que qualquer negócio opere regularmente nas questões fiscais manterá a empresa longe de…
Se tem uma coisa que Donald Trump adora é uma boa guerra comercial. O ex-presidente…
Ter um CNPJ pode ser o sonho de muita gente, mas quando as dívidas começam…
O cenário para as pequenas indústrias brasileiras já não era dos melhores, mas agora ficou…
Reforma do Imposto de Renda à vista! Mas calma, antes de soltar fogos e comemorar…
Boas notícias para o bolso dos brasileiros! Mas calma, não precisa sair correndo pro mercado…