Aqui no blog falamos algumas vezes sobre questões envolvendo a contabilidade internacional. Uma delas aborda a IFRS, ou International Financial Reporting Standards. Conforme comentamos em outras oportunidades, quando o assunto é elaboração de relatórios financeiros em um padrão mundial, as IFRS são a bola da vez no mundo dos negócios.
Justamente por isso é que se torna necessário equalizar e avaliar o nível de conhecimento dos profissionais de contabilidade com relação a essas normas. Para atingir esse objetivo, a ACCA (Association of Chartered Certified Accountants) concede algumas certificações. Dentre elas está o Certificate in International Financial Reporting, carinhosamente abreviado por CertIFR.
Por ser um certificado importante, você vai concordar que ele merece uma atenção toda especial. Então, deixe um pouco de lado o ROI e os indicadores e confira o artigo que preparamos sobre o assunto.
Primeiro, vamos recapitular a IFRS. Também conhecida por International Financial Reporting Standards, elas são as normas emitidas pelo Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade (em inglês, International Accounting Standards Board – IASB). Dentre as principais vantagens da IFRS estão:
Dito isso, se você está com alguma dúvida sobre obter uma Certificação em IFRS, basta dizer que o Certificate in International Financial Reporting (CertIFR) comprova aos profissionais de contabilidade, controladoria e auditoria ,que eles possuem conhecimento no campo dos Relatórios Financeiros Internacionais e dos princípios da IFRS.
Mas a cereja do bolo quando a pergunta é “por que obter uma certificação em IFRS?” é: saber aplicar a IFRS é uma obrigação para os profissionais que querem avançar em uma economia global. Portanto, a conquista do CertIFR significa que o profissional:
O CertIFR é ideal para contadores, controllers, auditores ou outros profissionais financeiros que desejam atualizar suas habilidades para enfrentar os desafios envolvidos na adoção e implementação da IFRS.
Profissionais com experiência, mas sem qualificações formais nas áreas de contabilidade e auditoria estão aptos a também aplicarem para a Certificação em IFRS. O CertIFR não exige conhecimentos prévios e nenhuma certificação anterior. Dentre o perfil dos candidatos, estão:
A prova de Certificação em IFRS é considerada de nível fácil. Por ser um exame online, o Certificate in International Financial Reporting pode ser prestado em qualquer época do ano. O CertIFR consiste em 25 questões de múltipla escolha que devem ser respondidas em uma hora. Para passar, o candidato deve ter um acerto mínimo de 50%.
O exame pode ser feito em português e inglês e tem um investimento (valores de junho de 2017) de 130 libras (só a prova) ou 235 libras (prova + materiais de estudo da ACCA). O profissional tem 3 tentativas para obter o certificado, ou seja, caso falhe na primeira pode tentar outras duas vezes em um prazo de três meses. Se o candidato não passar, deverá pagar novamente e fazer novas tentativas.
As inscrições podem ser feitas no próprio site da ACCA, nos idiomas:
Para ter uma ideia de como é a prova, acesse o modelo disponibilizado pela ACCA.
Conforme comentamos, o exame para a Certificação em IFRS possui um nível fácil. No entanto, caso o profissional não esteja familiarizado com as IFRS, é recomendável que tenha pelo menos 120 horas de estudo. Do contrário, ou seja, para aqueles já inteirados do assunto, muitos especialistas dizem que o candidato pode ir direto para a primeira tentativa, ou, então, preparar-se com um estudo de cerca de 50 horas.
No próprio site da ACCA é possível adquirir o curso de preparação. Algumas outras instituições que oferecem preparatório para o CertIFR são:
Para que você esteja bem preparado para prestar a prova de Certificação em IFRS, anota aí o que deve saber:
Um estudo para o CertIFR geralmente traça a história do IASB, indo desde suas raízes até as recentes mudanças e atualizações, além de desenvolvimentos futuros. Adicionalmente, ele examina e divide as normas específicas tópico a tópico, indica como elas são usadas em todo o mundo e fornece orientação sobre como aplicar as IFRS na prática.
Saber aplicar a IFRS é uma obrigação para os profissionais que querem avançar em uma economia global. Portanto, comprovar uma qualificação em IFRS faz toda a diferença no currículo. Aí é que entra a Certificação em IFRS, mais especificamente o CertIFR, ou Certificate in International Financial Reporting.
O exame é considerado de dificuldade fácil (ao contrário do Diploma in International Financial Reporting, que veremos no próximo post). Por isso, ele não exige nenhuma certificação anterior ou conhecimento prévio e é indicado para contadores, controlllers, auditores ou outros profissionais financeiros que desejam atualizar suas habilidades para enfrentar os desafios envolvidos na adoção e implementação da IFRS.
Via Treasy
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…