Empresas do grupo:

Início » CFC e MEC discutem alterações das diretrizes curriculares dos cursos de graduação em Ciências Contábeis

CFC e MEC discutem alterações das diretrizes curriculares dos cursos de graduação em Ciências Contábeis

por Leonardo Grandchamp
5 minutos ler

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) participou de uma reunião com o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Wagner Vilas Boas de Souza, na manhã desta quinta-feira (7), em Brasília (DF). Entre os assuntos abordados no encontro estavam a alteração da Resolução CNE/CES n.º 10/2004, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e a realização da primeira edição do Conexão Contábil Nordeste. Na oportunidade, o CFC também convidou o secretário para compor a mesa de honra desse evento, bem como ministrar a palestra de abertura.

No encontro, o presidente do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior, explicou ao secretário que o Conselho tem realizado uma mobilização nacional para desenvolver e apresentar ao ministério uma proposta de alteração da Resolução CNE/CES n.º 10, de 16 de dezembro de 2004. Segundo o contador, a construção da minuta que será apresentada ao MEC conta com o envolvimento e a colaboração das Academias Nacional e Estaduais de Ciências Contábeis, dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), de professores e de Instituições de Ensino Superior (IES) da área contábil. A proposta da autarquia é ouvir os profissionais da contabilidade que estão no mercado e aqueles que estão na academia, assim como os contadores jovens. “Queremos fazer algo bem diferente e bem democrático, em que a gente possa construir um documento robusto que realmente reflita os anseios da profissão não apenas para hoje, mas principalmente para o que pensamos de nossa profissão no futuro”, disse.

A presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) e ex-presidente do CFC, Maria Clara Cavalcante Bugarim, foi nomeada a coordenadora nacional da comissão do CFC que fará esse trabalho. A contadora traçou um panorama de como será o levantamento das informações para elaboração das propostas de mudanças curriculares. “Nós estamos, hoje e amanhã [7 e 8 de abril], em Brasília trabalhando o início de uma proposta. Já fizemos uma reunião nacional com todos os presidentes das 24 Academias de Ciências Contábeis. O presidente Aécio trouxe os presidentes do 27 Conselhos Regionais e a ideia é fazermos uma audiência pública por estado da Federação”, contou. Bugarim esclareceu que em cada estado será iniciada uma audiência pública, na qual pretende-se reunir as contribuições de docentes, de estudantes e de profissionais de que atuam no mercado. A reunião dessas informações será organizada em um documento entregue ao MEC ainda este ano.

Dando continuidade, Aécio Dantas falou sobre o evento Conexão Contábil Nordeste, que acontecerá no mês de maio, no Estado do Piauí (PI). A iniciativa será realizada de forma gratuita e híbrida, com pontuação para o Programa de Educação Continuada do CFC (PEPC), e tem a finalidade de capacitar os profissionais da contabilidade. Após a edição Nordeste, as demais regiões brasileiras serão anfitriãs do evento. O presidente do Conselho contou que, inclusive, na programação haverá um momento para as discussões e o levantamento de sugestões sobre as novas diretrizes curriculares.

O secretário falou sobre os benefícios das revisões das diretrizes curriculares para os profissionais e para a sociedade. “Eu acho que é importante que as diretrizes curriculares dos cursos sejam periodicamente revisadas e atualizadas para atender à necessidade do mercado de trabalho. Afinal de contas, o que é tratado no ensino superior, o que é proporcionado de ensino, visa capacitar, da melhor forma possível, o então estudante para que ele se torne um profissional que atenda às necessidades do mundo do trabalho e o mundo do trabalho, como nós temos visto, tem mudado a cada dia”, pontuou.

O representante do MEC também lembrou que a covid-19 acelerou muitas transformações que estavam previstas para o futuro, o que torna ainda mais importantes as atualizações curriculares. “A pandemia trouxe mudanças que especialistas previam que ocorreriam a partir de 2030 e a pandemia antecipou várias mudanças em diversas profissões. Portanto, é importante que não só a área de Ciências Contábeis, mas que outras áreas revisem suas diretrizes curriculares e procurem atualizá-las de acordo com as necessidades da indústria, do comércio, das empresas, da sociedade para que o profissional seja cada vez mais atualizado com as tendências e necessidades do mundo do trabalho”, afirmou.  

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, José Donizete Valentina; o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho; e o conselheiro do CFC Elias Caddah também estiveram na reunião apresentando as pautas do Conselho. O coordenador-geral de Planejamento Acadêmico, Pesquisa e Inovação das Instituições Federais de Ensino Superior do MEC, Carlos Eduardo Sanches da Silva também participou do encontro.

Original de CFC

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More