O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) receberá como palestrante, na primeira edição de 2015 do projeto Quintas do Saber, o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado Coêlho.
O evento será realizado na próxima quinta-feira (26/02), às 16h, e é uma parceria entre a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e o CFC. O presidente do Conselho, José Martonio Alves Coelho, mediará o debate.
O Quintas do Saber discute temas que impactam o desenvolvimento do País. O debate abordará o novo Código de Processo Civil, que trará importantes mudanças ao sistema recursal civil, na comparação com o atual.
As mudanças têm como objetivo aumentar a agilidade no julgamento de ações civis, incluindo o julgamento de causas por ordem cronológica; audiência de conciliação no início do processo, para tentar acordo e evitar abertura de ação; entre outras.
O texto (PLS 166/2010) foi aprovado pelo Senado em 2010 e pela Câmara dos Deputados em 2014, mas teve que retornar para análise dos senadores após algumas mudanças solicitadas por deputados federais. Ele segue, agora, para sanção da presidente Dilma Rousseff. A expectativa é que seja sancionado em março deste ano, após cinco anos de tramitação.
O presidente da OAB afirma que as mudanças no código beneficiarão advogados privados e públicos, e, por consequência, o cidadão. “É, sem dúvida, um dos momentos mais importantes vividos pela advocacia. Trata-se do primeiro código elaborado em nosso período democrático, em substituição ao texto vigente há mais de 40 anos”, explicou Coêlho.
Desde que foi criado, em fevereiro de 2014, o Quintas do Saber já abordou diversos temas importantes e trouxe nomes relevantes para debates na sede do CFC. Segundo a presidente da Abracicon, Maria Clara Bugarim, o projeto visa fortalecer a ciência contábil por meio da discussão de tópicos atuais de interesse da categoria e da sociedade brasileira. “Que possamos seguir em frente”, concluiu Maria Clara.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.abracicon.org.br.
Sobre o CFC
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) é uma autarquia federal, dotada de personalidade jurídica de direito público, criada pelo Decreto-Lei nº 9.295/46, de 27 de maio de 1946. O principal objetivo do CFC é registrar, normatizar, fiscalizar, promover a educação continuada e editar Normas Brasileiras de Contabilidade de natureza técnica e profissional.
O conselho possui um representante em cada Estado, e no Distrito Federal, que atua nos Conselhos Regionais de Contabilidade. Atualmente, existem 500 mil profissionais no País, incluindo contadores e técnicos em contabilidade.
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…