Chamadas

CFOP: entenda o que é e como funciona esse código

Você emite notas fiscais mas não sabe o que significa os números que existem neste documento? Então, saiba que se trata do CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações) considerado muito importante para sua empresa, pois mantém a sua contabilidade em dia.

Por isso, é necessário entender como funciona esse código e evitar erros de preenchimento. É através desse código que são identificadas as operações, sendo possível identificar a tributação que incidirá sobre ela.

Sendo assim, existe uma tabela CFOP para definir as operações  que são separadas por diferentes tipos de CFOP e que, por sua vez, também organizam as notas fiscais por tipo, região e por natureza da operação. 

Para que você entenda melhor a CFOP, continue acompanhando este artigo e tire todas as suas dúvidas. 

Características do CFOP

Este código é formado por quatro dígitos, que possuem uma identificação específica. Veja quais são essas identificações:

O primeiro número do CFOP se trata do tipo de operação: 

  • Se tiver o número 1 no início do código é referente à uma operação dentro do Estado;
  • Se constar o número 2 no início do código, se trata de uma operação fora do Estado;

Os demais números demonstram qual é a finalidade e o tipo de serviço ou produto.  

Tipos de códigos

Assim como falamos acima, existe uma tabela onde estão os códigos dos documentos fiscais. Eles se dividem em seis grupos e são identificados por seu primeiro dígito. São eles: 

Entrada

  • Dígito 1: corresponde à entrada ou aquisição de serviços, se quem envia e recebe se encontram no mesmo estado;
  • Dígito 2: se trata da entrada ou aquisições de serviços de outros estados;
  • Dígito 3: é relacionado à entrada ou aquisições de serviços do exterior.

Saída

  • Dígito 5: corresponde às saídas ou prestações de serviços para o estado, quando aquele que emite a nota envia o produto ou presta o serviço;
  • Dígito 6: se tratam das saídas ou prestações de serviços para outros estados, quando quem emite a nota faz a prestação dos serviços;
  • Dígito 7: são as saídas ou prestações de serviços para o exterior.

Para 2021, foram incluídos os seguintes códigos na tabela CFOP: 1215, 1216, 2215, 2216, 5216 e 6216. Eles se referem às operações de atos cooperativos,  estando destacados pela cor amarela.

Essa alteração foi feita por meio do Ajuste SINIEF N° 052, de 09 de dezembro de 2020.

Designed by @pressfoto / freepik

Além disso, os CFOPs de substituição tributária serão extintos Isso acontecerá a partir de 01/01/2022, devido  o Ajuste SINIEF 16/2020, que alterou o Convênio s/nº de 15 de dezembro de 1970 e Ajuste SINIEF 27/2019.

Vale ressaltar que, se as operações forem da mesma natureza, é possível emitir uma nota fiscal possuindo vários códigos CFOP mas, por outro lado, não é permitido que sejam feitas várias operações se forem de naturezas diferentes na mesma nota. 

Destacamos novamente que é necessário entender o CFOP para que você compreenda melhor a contabilidade de sua empresa, visto que esses códigos são utilizados em outros documentos fiscais, principalmente nos livros contábeis; declarações fiscais e conhecimentos de transporte.

Mas o empresário pode ainda contar com a ajuda de profissional contábil para auxiliar nesse entendimento, assim como, os documentos fiscais de sua empresa. 

CFOP x nota fiscal?

Através do CFOP e a utilização da tabela, o empresário está complementando a emissão de suas notas fiscais. Desta forma, o responsável pelas movimentações indicará o código correto para emitir a nota e fazendo com que a contabilização das movimentações em seu empreendimento estejam corretas, além dos devidos impostos que precisam ser recolhidos. 

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Por Samara Arruda

Samara Arruda

Jornalista há 10 anos, já atuou na redação de revistas e jornais locais de MG e na produção de conteúdo para redes sociais. Atualmente, se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

5 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

9 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

12 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

18 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

18 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

18 horas ago