Home Negócios Ciclo PDCA : Fundamental para qualquer empresa se preparar para o futuro

Ciclo PDCA : Fundamental para qualquer empresa se preparar para o futuro

por Esther Vasconcelos
3 minutos ler
Designed by @jcomp / freepik

A transformação digital em toda a cadeia supermercadista é um assunto que vem sendo discutido há muito tempo, no entanto, certas tendências e necessidades tomaram mais força depois da chegada da pandemia da Covid-19 no Brasil.

“Ainda vivemos cenários de incertezas, mas uma certeza já temos, de que será necessário investir em tecnologia mais do que nunca e que o ciclo PDCA não será mais o mesmo”, comenta o gerente Comercial da WCA Inteligência Comercial, Wan Ming Chung.

Afinal, o “novo normal” não é tão normal assim e precisa de uma série adaptações, ainda mais com o distanciamento social e a mudança de comportamento do consumidor.

Sem dúvida, o consumidor se tornou o grande propulsor da transformação digital no mercado, pois ele foi quem mudou a forma de consumir, e consequentemente, todos os elos da cadeia tiveram que acompanhar essas mudanças. Inclusive, algumas vieram para ficar.

Gestão transformada

O ciclo PDCA é fundamental para qualquer empresa se preparar para o futuro. Então, para cada fase do ciclo é importante montar um plano de ação específico para os momentos que vamos viver. 

“Todas as indústrias estão revendo os planos de produção, vendas e garantindo a efetividade dos processos operacionais e de negócio.

Por isso, é hora de entregar mais com menos, ou seja, menos recursos, menos tempo, menos erros.

E claro, mais assertividade e mais resultados. É a era da gestão transformada”, acrescenta o empresário.

E quais são os caminhos?

Para a primeira fase do ciclo, a solução planejar de forma integrada, mesmo em tempos incertos como os que estamos vivendo.

Dessa maneira, mesmo remotamente, toda a equipe poderá opinar de forma ativa e em tempo real no planejamento da empresa, considerando diversos cenários futuros.

Já no que diz respeito à execução, é importante garantir que tudo que foi planejado possa ser executado, ou seja, vendido de forma consultiva e inteligente, levando ao cliente, o produto certo e na quantidade certa.

Ação extremamente importante, uma vez que temporariamente, o comportamento do consumidor mudou.

Por fim, na análise de resultados, é necessário garantir sinergia entre as outras fases e essa, assim os gestores podem tomar decisões definitivas, sem erros ou inconsistências.

Investir em soluções tecnológicas será o grande diferencial da transformação digital que as empresas devem passar no pós-pandemia.

“No entanto, essa mudança precisa começar agora, não há mais tempo para esperar”, finaliza Wan.

Por WCA é uma startup de Inteligência Comercial originada de 21 anos de experiência em tecnologia focada no negócio, especialista em Planejamento Integrado de Demanda / S&OP, Desdobramento de Metas de Vendas e Análise de Eficiência e Desempenho.

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More