O cidadão pode ter bilhões para receber de bancos e não sabem. Mas agora será possível graças a uma ferramenta para consulta criada pelo Banco Central (BC) que facilitará as pessoas a ter acesso a esse tipo de informação. No entanto, o BC não estava preparado para o número gigantesco de pessoas que resolveram acessar o site que levou a instituição a tirar o sistema do ar temporariamente.
Enquanto você não pode voltar a acessar a ferramenta, o Banco Central está permitindo que seja possível através do site, fazer um cadastro para que a pessoa possa ter acesso a essas informações. A consulta pode ser feita através do sistema que o BC chama de Registrado, que libera uma série de informações sobre movimentações financeiras de todos os brasileiros.
Segundo informações da instituição, após um levantamento realizado em junho do ano passado, existem R$ 8 bilhões disponíveis para serem retirados. O BC numa primeira fase vai liberar R$ 3,9 bilhões para 28 milhões de brasileiros ou empresas.
Para fazer a consulta é preciso acessar o site do Registrato, ou do Banco Central do Brasil, na internet; e, se há algum valor para ser recebido, há duas formas de resgatar:
diretamente no PIX, caso a instituição tenha aderido ao sistema Registrato;
ou por meio de transferência ou pagamento, com dados informados no sistema, pela pessoa que vai receber.
Neste caso, você deve acessar a página do Banco Central, seção Minha Vida Financeira. Depois clique na subseção Valores a Receber.
No final da página, clique em Consulta ao Relatório Valores a Receber
Depois, clique em “Iniciar consulta”, será necessário informar o número do seu CPF. Depois da verificação digital, o sistema irá localizar se você tem direito ou não de receber valores que estão em contas bancárias esquecidas. Se o sistema disser que você não tem direito, não adianta continuar com o procedimento.
Para quem não está familiarizado com siglas bancárias, saiba que SVR (Sistema de Informações de Valores a Receber) é a maneira que você tem de consultar possíveis valores esquecidos em contas bancárias encerradas, parcelas de empréstimos ou recursos não procurados de grupos de consórcio, etc.
Por enquanto ao acessar o site para ter acesso a informações você receberá essa mensagem do BC:
“O lançamento do Sistema Valores a Receber (SVR) gerou demanda de acessos muito acima da esperada, o que provocou instabilidade em sua página e também nos sites do BC, do Registrato e Minha Vida Financeira. Para estabilizar esses sites, o BC suspendeu temporariamente o acesso ao SVR”.
“Estamos trabalhando para que o funcionamento dos sites seja normalizado o mais breve possível e também para o retorno do SVR. Manteremos o público informado quanto a esses desenvolvimentos e pedimos desculpas pelo transtorno”.
A partir de hoje, quarta-feira, dia 05, os trabalhadores brasileiros já podem consultar informações relativas…
Com o início do ano, muitos indivíduos aproveitam para revisar suas finanças e estabelecer novas…
O Sport Club Corinthians Paulista, um dos clubes de futebol mais populares do Brasil, anunciou…
Para se manter como Microempreendedor Individual (MEI) em 2025 é preciso entender as diversas regras…
Uma informação importante, mas que nem todos os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social…
A Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária (Dirbi) acaba de passar…