Nos últimos dias, a Caixa Econômica Federal (CEF) comunicou que aqueles trabalhadores que ainda não realizaram o saque do FGTS emergencial no valor máximo de R$ 1.045,00, ainda poderão fazer a retirada do valor.
Para isso, basta fazerem o pedido do recurso pelo aplicativo do benefício entre os dias 7 e 31 de dezembro de 2020.
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) foi elaborado com o objetivo de promover uma segurança para os trabalhadores que forem demitidos sem justa causa, mediante a abertura de uma conta na titularidade de cada colaborador.
No entanto, o saque é autorizado apenas mediante demissão sem justa causa, podendo ser disponibilizado entre três a cinco parcelas.
No que se refere ao valor disponibilizado, irá depender de quanto o trabalhador recebia no último emprego, e de quantas vezes o recurso foi solicitado, não podendo ser inferior a um salário mínimo.
Porém, diante da crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus, o Governo Federal liberou o saque do FGTS Emergencial.
FGTS Emergencial
O FGTS Emergencial foi liberado através da Medida Provisória (MP) nº 946, de 2020, sancionada no dia 7 de abril de 2020, prevendo que os trabalhadores com saldo em conta do Fundo de Garantia pudessem sacar até um salário mínimo reunido entre contas ativas e inativas.
Os depósitos em conta dos trabalhadores brasileiros foram iniciados no mês de junho para os nascidos em janeiro, de maneira que o saque e transferência do dinheiro ficaram disponíveis a partir do mês de julho.
No geral, os depósitos aconteceram até o dia 21 de setembro, e os saques até o mês de novembro.
Observe o calendário completo:
Os trabalhadores que não quiseram utilizar o valor puderam devolver a quantia às contas do Fundo de Garantia com as devidas correções.
Entretanto, aqueles que não fizeram o pedido, e ainda assim, não movimentaram a conta até o dia 30 de novembro, também tiveram todo o valor devolvido ao fundo.
Como solicitar o FGTS Emergencial
A quantia referente ao FGTS pode ser sacada até o dia 31 de dezembro, no entanto, aqueles que tiveram o valor devolvido à conta, no dia 30 de novembro devido à falta de movimentação, devem fazer um novo pedido de saque diretamente pelo aplicativo do FGTS, entre os dias 7 e 31 de dezembro.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, aproximadamente R$ 7,9 bilhões foram devolvidos às contas do Fundo de Garantia.
Agora, após nova solicitação, a Caixa tem até sete dias para fazer o depósito na conta, a qual pode ser movimentada pelo trabalhador mediante o aplicativo do Caixa Tem.
No aplicativo, o usuário consegue realizar compras e pagamentos através do cartão de crédito virtual, bem como, efetuar transferências de dinheiro para qualquer branco sem a cobrança de nenhuma tarifa, além de também permitir uma série de outras funções gratuitamente.
Por Laura Alvarenga