O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é destinado para os trabalhadores que são demitidos sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho.
No início de cada mês, os empregadores depositam em contas abertas na Caixa, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.
Normalmente os recursos do FGTS só podem ser retirados em caso de demissão. No entanto, existem situações que podem liberar os recursos do fundo.
O Saque-Aniversário permite a retirada de parte do saldo da conta do FGTS, anualmente, no mês de aniversário. No caso de rescisão de contrato o trabalhador poderá sacar o valor referente à multa rescisória.
O trabalhador que se arrepender de ter aderido ao saque-aniversário, poderá retornar ao saque-tradicional do FGTS, porém, terá que esperar por dois anos (25 meses).
Os beneficiários nascidos no mês de agosto e que aderiram ao saque-aniversário, poderão retirar os recursos. O valor ficará disponível até o dia 29 de outubro deste ano (último dia útil do mês).
O saque-rescisão pode ser retirado nos casos em que o trabalhador é demitido sem justa causa. Além do valor, terá direito a multa rescisória de 40% sobre o FGTS.
Quando o trabalhador se aposenta, passa a ter direito ao saque integral do FGTS. No entanto, existem regras que precisam ser observadas.
O trabalhador que se aposentou, mas decidiu continuar trabalhando na mesma empresa, vai poder sacar o FGTS, além de receber os saldos mensais do Fundo de Garantia que serão recolhidos conforme o tempo de trabalho.
No caso em que aposentado quiser continuar trabalhando, mas em outra empresa, terá direito ao FGTS total apenas em caso de demissão de justa causa, retornando assim, aos critérios tradicionais de liberação do fundo.
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) vai permitir o saque dos saldos de maneira integral, o trabalhador que estiver com alguma doença grave. Veja será o regaste do dinheiro:
Será permitido ao trabalhador sacar o saldo do FGTS quando quiser comprar um imóvel, também para construção, financiamento ou pagamento por amortização das parcelas. Entretanto, será preciso seguir algumas regras:
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…