News Yahoo

Cirurgião Dentista X Clínico Dentista: Conheça a diferença entre eles

Marcar consultas pode às vezes ser um processo chato e demorado. Na verdade, é um dos motivos mais recorrentes para que as pessoas acabem deixando isso para depois – e esse depois leva meses para acontecer.

Por esse motivo, é sempre interessante já ter em mente qual profissional ou pelo menos a especialidade que você deseja passar ao ligar para o consultório odontológico

Entretanto, muitas vezes pode acontecer de você tentar marcar uma consulta ao dentista e não saber exatamente por qual especialidade deve procurar, pois existem várias dentro da área da saúde odontológica.

Normalmente, as pessoas ficam entre o clínico geral e o cirurgião dentista. Confira a seguir quais são as principais diferenças entre eles.

O que o clínico geral faz?

O clínico geral ao concluir o curso, precisa estar cadastrado no Conselho Regional de Odontologia (CRO), para que possa exercer a função legalmente. Função que tem como foco de seu trabalho os dentes, boca e os ossos da face. Apesar de normalmente cuidar de coisas mais genéricas, isso não significa que trabalham menos.

Pelo contrário, o clínico geral é responsável pelo primeiro atendimento dos pacientes. Caso o profissional consiga resolver a condição do paciente, ele mesmo o faz. Se for necessário, entretanto, ele encaminha o paciente para outras especialidades.

O clínico geral pode pegar diversos casos, desde uma simples restauração por conta de cáries, como a necessidade de um implante dentário. Esse último paciente deve ser encaminhado para um especialista.

[banner-rotativo]

Os procedimentos mais simples que o clínico geral normalmente realizam são:

  • limpeza: é um tratamento dentário de profilaxia, realizado para retirar todos os resquícios da placa bacteriana e do tártaro, caso o paciente também tenha;
  • restauração: é a maneira de fazer o dente com cárie retornar a sua forma e função normal. O clínico geral primeiramente retira a parte deteriorada, realiza uma limpeza e então preenche a cavidade com material restaurador;
  • aplicação de flúor: esse é um elemento químico apropriado para a prevenção de cáries. Além disso, possui um efeito antimicrobiano, que pode eliminar todos os inimigos bucais;
  • orientação: essa parte é fundamental para que o paciente tenha uma melhor saúde bucal. Dessa forma, é possível instrui-lo da melhor maneira possível para a realização das escovações da maneira correta, assim como do fio dental.

Dessa forma, fica claro como o papel do clínico geral é fundamental para garantir que os pacientes tenham uma ótima saúde bucal, garantindo também uma melhor qualidade de vida ao indivíduo.

Caso você tenha problemas em encontrar um profissional para você, procure através do marketing na odontologia, para que seja realizado o melhor tratamento possível. Dessa forma, é possível garantir que o profissional consiga realizar todo o diagnóstico, assim como te encaminhar para o cirurgião dentista especializado, caso necessário.

O que o cirurgião dentista faz?

Assim como o clínico geral, o cirurgião dentista também é graduado em odontologia. Ao finalizar o curso, precisa estar cadastrado no Conselho Regional de Odontologia (CRO), para que possa exercer a função legalmente.

A diferença entre o clínico geral e o cirurgião dentista está na especialização que o profissional realiza após terminar a faculdade. Sendo assim, existem cirurgiões dentista especializados em diferentes áreas.

Por esse motivo é tão importante que o paciente passe primeiramente no clínico geral, para que ele possa encaminhar o paciente, segundo o seu primeiro diagnóstico, diretamente para o especialista certo.

Entre os procedimentos que podem ser realizados pelo cirurgião dentista, os principais são:

  • extração dos dentes;
  • implante de prótese dentária: é um pino de titânio inserido na parte interior da gengiva, servindo como a raiz de um dente, para que a prótese seja posteriormente colocado, com a forma e aparência natural de um dente;
  • bichectomia: retirada parcial de duas bolsas de gordura presentes entre a maxila e a mandíbula, chamada de bolas de Bichat. A finalidade desse procedimento é puramente estético.

O importante é sempre procurar por um profissional que faça você se sentir confortável e que te forneça as informações necessárias, assim como os conhecimentos para que o tratamento dentário realizada seja o melhor para você, assim como deve suprir todas as suas necessidades, dando uma melhor qualidade de vida ao paciente.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

6 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

10 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

13 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

18 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

19 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

19 horas ago