Olá!
Não é raro que os e-mails causem mal-entendidos que poderiam ser evitados se soubéssemos transmitir mais claramente as nossas emoções nesse canal.
O fato é que o texto escrito não dá pistas sobre o nosso estado de espírito. Não tem tom de voz ou expressões faciais e, por isso, os mal-entendidos podem ocorrer facilmente se não soubermos como falar bem.
E pior, muitos superestimam a sua capacidade de transmitir emoções no e-mail usando símbolos, mas esquecem que as pessoas interpretam sinais de forma diferente.
É um erro achar que a pessoa que recebe a mensagem entenderá o significado dos emoticons, pontos de exclamação ou gírias da mesma forma que quem a envia. Você pode querer dizer que tudo não passou de uma brincadeira usando uma série infinita de “kkk’s” e o outro lado entender isso como um deboche, piorando a situação.
Declare explicitamente sua emoção
Então, a maneira mais simples de evitar confusão é declarar explicitamente a emoção que você deseja transmitir. Por exemplo, “Eu estou muito feliz com isso” ou “Eu estou confuso com aquilo”, ponto. Direto e simples.
Até a próxima!
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…