A partir desta segunda-feira (5), os bancos começarão a cadastrar dados de clientes que estejam interessados em usar o PIX. A adesão é opcional.
O Pix, é o novo sistema de pagamentos e transferências instantâneas, gratuito para pessoas físicas, desenvolvido pelo Banco Central (BC).
Será possível aos usuários cadastrar de uma até cinco chaves que estará associada a uma conta bancária que permitirão o uso do novo sistema de forma mais rápida e direta.
Com a chave Pix será possível localizar o destinatário do pagamento sem outros dados de identificação.
As transações serão possíveis através de aplicativos e de pagamentos para telefone celular ou pelo internet Banking em computadores.
O cliente poderá cadastrar como chave um número de celular, um e-mail ou CPF ou CNPJ.
É bom você ficar atento, a adesão ao novo serviço é opcional e não é obrigatório cadastrar uma chave para fazer ou receber um PIX.
Transações mais rápidas
O mercado espera que o sistema seja o grande substituto de DOCs e TEDs, por ser gratuito e estar disponível a qualquer hora do dia, sete dias por semana. O valor cairá instantaneamente.
Espera-se que a transação seja aprovada e finalizada em até 10 segundos. De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), a ideia é que a operação seja tão rápido e simples quanto abrir uma carteira para pegar o dinheiro.
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil