Alguns anos atrás, um amigo teve que mudar a empresa para um novo escritório. Em vez de pagar a mudança para transportar as coisas do antigo local para o novo, seus funcionários e ele tiraram a tarde para fazer o trabalho sozinhos. Até eu fui dar uma ajuda. Na época, achamos que isso fazia mais sentido: usar os recursos que já tínhamos para fazer um trabalho que todos nós éramos capazes de fazer. Um comentário imediato foi o suficiente para perceber que essa lógica era majoritariamente falha.
Durante essa mudança, um colega me disse: “Essa deve ser a equipe de mudança mais cara que eu já vi”. Ele estava certo. Eu só não tinha visto dessa maneira até aquele momento.
A equipe de mudança consistia em mim, o dono da empresa, três funcionários de alto nível e um punhado de outros membros importantes da equipe. Se todos soubesse o valor do tempo de trabalho, e de cada um dos funcionários, saberia que a contratação de profissionais para a tarde teria realmente economizado o dinheiro da empresa.
É fácil calcular o valor do seu salário e do de seus funcionários. E depois de fazer as contas, isto ajudará você a decidir se deve delegar determinadas tarefas ou terceirizar, além de também ajudar na definição de políticas salariais para os funcionários.
Não consegue decidir qual dos membros da sua equipe deve treinar o seu mais novo contratado? Faça as contas. Deseja decidir se um determinado funcionário deve produzir conteúdo ou supervisionar o que vários funcionários menos experientes estão criando? Faça as contas. Todo mundo precisa estar nessa reunião de equipe ou é melhor limitá-la a alguns funcionários importantes? Faça as contas.
Quando você tira a emoção de como você gasta seu horário de trabalho – e também como solicita que seus funcionários passem o horário de trabalho -, ele ajuda a encontrar respostas mais rapidamente.
Aqui está a fórmula simples que se usa para determinar o valor horário dos funcionários e também o seu próprio valor.
Para empresários e funcionários com participação na empresa:
Passo 1:
Receita anual da empresa x a porcentagem da empresa possuída = X
Passo 2:
Salário anual mais valor monetário dos benefícios / Número de horas reais trabalhadas em um ano = Y
Etapa 3:
X / Y = valor horário
Para funcionários assalariados e por hora:
Passo 1:
Salário anual mais valor monetário dos benefícios / pelo número de horas reais trabalhadas em um ano = valor horário
Essa fórmula é apenas um ponto de partida, mas ajudará você a decidir se ter seu funcionário que ganha R$100 por hora movendo móveis é melhor do que contratar dois estagiários para fazer o trabalho.
Depois, há algumas perguntas que você pode se perguntar: se você responder “sim”, significa que você pode esquecer a fórmula ou, pelo menos, desconsiderar parte do valor dela:
Você gosta do que está fazendo?
Esta questão supera tudo. Se você gosta de executar as tarefas que precisam, não se preocupe com nenhuma fórmula – basta fazê-lo.
Você vê valor a longo prazo no que está fazendo?
Nem todas as tarefas têm um retorno imediato. Se você está confiante de que um determinado esforço provavelmente levará a um resultado do qual você se orgulhará no futuro, avance no que quer que esteja pensando em fazer.
Você tem um bom motivo para o que está fazendo?
Até os empreendedores e mentes de negócios mais bem-sucedidos usam boa parte do seu tempo nas coisas que mais importam, como família, amigos e retribuição. Veja Bill Gates, por exemplo. Ele vale mais de US$72 bilhões. Tomar uma hora do tempo dele vai valer aproximadamente muito. No entanto, ele parece passar muito tempo doando sua fortuna. O ponto é que uma pessoa não deve permitir que um valor horário a impeça de fazer coisas que tenham valor e substância significativos.
O tempo de todos vale a pena – basta calcular quanto
Para fins comerciais, é útil conhecer os valores horários de seus funcionários e de seus funcionários para ajudá-lo a tomar decisões bem informadas. Mas é claro que nem tudo na vida – ou nos negócios – é sobre dinheiro. Use nossa fórmula para ajudá-lo a decidir sobre coisas como se você deveria contratar uma equipe de mudança ou não, mas use seu instinto e as respostas para essas três perguntas para ajudá-lo a fazer a escolha do restante.
Gostaríamos que conhecessem nosso treinamento completo e totalmente na prática de departamento pessoal e eSocial para contadores. Aprenda todos os detalhes do departamento pessoal de forma simples e descomplicada. Saiba tudo sobre regras, documentos, procedimentos, leis e tudo que envolve o setor, além de dominar o eSocial por completo. Essa é a sua grande oportunidade de aprender todos os procedimentos na prática com profissionais experientes e atuantes no segmento, clique aqui acesse já!
Conteúdo original Ponto RH
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…