Foto: ABR
Um trabalhador CLT tem diversos direitos garantidos por Lei, porém, muitos profissionais não tomam conhecimento dos seus direitos e acabam sofrendo com diversas irregularidades.
Pensando em ajudar, apresentaremos alguns dos principais direitos que um trabalhador tem, não aceite ser vítima de ilegalidades, conheça os seus direitos!
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é a lei trabalhista do Brasil, a partir dela os direitos trabalhistas são garantidos para os colaboradores de todas as empresas brasileiras.
Veja nos próximos tópicos alguns dos principais direitos de um trabalhador brasileiro.
Vamos te apresentar alguns dos principais direitos de um trabalhador brasileiro, alguns conhecidos e outros não muito conhecidos pela população.
Veja quais são ele a seguir:
Um direito bastante conhecido e deve ser reivindicado é a licença maternidade, mas os Pais também têm seus direitos garantidos pela legislação trabalhista, afinal, também existe a licença paternidade.
A legislação trabalhista, garante que as gestantes tenham direito a uma licença remunerada de 120 dias das atividades profissionais.
A partir do 28º dia antes da data prevista para o parto, a gestante já pode entregar o atestado no departamento de Recursos Humanos para acertar a sua licença temporária.
Já os pais podem ficar licenciados até 5 dias corridos, contados a partir do nascimento da criança, para ajudar e estar presente nas primeiras 120 horas de vida da bebê.
A demissão nunca é uma boa notícia, mas existe um direito que pode amenizar um pouco essa dor, o aviso prévio, com ele o empregador deve notificar o profissional 30 dias antes, comunicando sobre a demissão.
No período de aviso, o colaborador da empresa pode buscar outra ocupação, para não ficar fora do mercado de trabalho, o aviso prévio funciona da seguinte maneira:
A perda de um membro da família sempre será algo que ninguém está preparado, o tempo em que ficamos de luto pode afetar nosso psicológico e até mesmo nosso corpo, prejudicando diretamente nas atividades profissionais.
Por conta disso, as leis trabalhistas garantem até 2 dias consecutivos de afastamento no caso de luto de entes queridos.
São considerados entes queridos pela legislação trabalhista as seguintes pessoas:
O trabalhador deverá apresentar o Atestado de Óbito do falecido no RH (Recursos Humanos) quando retornar ao trabalho.
O décimo terceiro salário (ou gratificação de natal) é um direito de todos os trabalhadores CLT, ele pode ser pago em duas parcelas, a primeira ocorre até novembro, e a segunda, no mês de dezembro.
O valor dessa remuneração é equivalente ao pagamento mensal que o trabalhador recebe para o exercício da profissão.
Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com o Departamento Pessoal?
Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?
Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.
Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…