Como muitos sabem, o setor de departamento pessoal de uma empresa fica responsável por entender das leis trabalhistas.
Afinal, essa área é gerenciada pelo Ministério do Trabalho, pelas Consolidações das Leis Trabalhistas e pelo sindicato dos profissionais.
Isso porque é preciso que uma pessoa entenda bem dessas normas para conseguir exercer dessa profissão.
Portanto, é importante e necessário que o profissional se mantenha constantemente atualizado.
Entenda nesse post como as leis trabalhistas estão diretamente ligadas ao departamento pessoal.
Continue acompanhando e boa leitura.
Os direitos trabalhistas sãos as normas que regem e relação entre um colaborador e a empresa em que trabalha.
Entretanto, em novembro de 2017 as leis trabalhistas sofreram algumas alterações.
O objetivo dessas mudanças foi fazer com que o empregador tenha uma relação mais próxima dos seus empregados.
Portanto, dentro do regime CLT, ou seja, por carteira assinada, possuem direitos diante da lei e que necessitam ser respeitados.
É válido ressaltar que as pessoas jurídicas que prestam serviços para outras empresas não são protegidas pelas leis trabalhistas.
É importante que o profissional de departamento pessoal entenda muito bem as leis trabalhistas.
Afinal, elas farão parte da sua rotina de trabalho, pois estão envolvidas nos processos de contratação e demissão de uma empresa.
Como dissemos acima, vários pontos foram alterados pela Reforma Trabalhista.
São eles:
Porém, há outras normas dentro das leis trabalhistas que não tiveram nenhum tipo de mudança.
Veja:
Essas leis acima estão presentes constantemente na rotina de um setor de departamento pessoal.
Portanto, é importante que o profissional da área esteja sempre atualizado sobre o que uma lei fala, quando houver algum tipo de mudança e quando entra em vigor.
Atenção é o procedimento chave para atuar com excelência na área de departamento pessoal e não esquecer de nenhum detalhe.
Muitos profissionais não entendem sobre essas normas e acabam deixando passar processos que são cruciais para o desenvolvimento de uma empresa.
Desse modo, as empresas acabam sofrendo com ações trabalhistas devido a pequenos deslizes por parte do profissional.
Sendo assim, entender sobre as leis trabalhistas é fundamental.
Especialmente com relação a pagamentos salariais, férias, 13º e horas extras.
Afinal, essas são as principais causas para os profissionais entrarem na justiça contra a empresa.
Existem capacitações que ajudam o profissional de departamento pessoal entender mais e melhor sobre essas leis.
Com linguagem mais simples e de fácil compreensão.
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