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Os clubes de assinaturas chegaram ao Brasil em 2011, desde então vem conquistando cada vez mais espaço. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, em 2014 o número de clube de assinaturas triplicou. Por ano, estima-se que esse modelo de negócio movimenta cerca de R$ 1 bilhão no Brasil.
Mas o que são clube de assinaturas? Você provavelmente já ouviu falar em venda recorrente, ou seja, comercialização de produtos ou serviços que são entregues com periodicidade. Podem ser mensal, trimestral, semestral ou anual e o cliente paga um valor determinado de acordo com a periodicidade escolhida. Esse modelo de negócio é muito utilizado por Startups e E-commerces. A exemplo, temos a Upperbag, um Delivery de Roupas que permite ao consumidor receber roupas de acordo com os seus gostos e desejos. A ‘’Bag’’ (mala de roupas) como é chamada, chega em casa sem compromisso de compra, podendo ter a opção de selecionar a periodicidade que receberá as peças.
A maior parte dos negócios brasileiros seguem o modelo de curadoria, em que as escolhas dos produtos enviados são feitas por especialistas da área de atuação. Sua vantagem é que o assinante não tem a necessidade de fazer um novo pedido, nem repetir todo o processo de compra. Isso traz maior comodidade e conveniência para os consumidores.
O preço também é menor comparadas às marcas tradicionais, pois os adotantes desse modelo de negócio vendem produtos de marca própria para o consumidor final, eliminando as etapas de distribuição e venda aos varejistas.
Empreender com esse modelo de negócio é extremamente vantajoso para os consumidores e para os empreendedores,principalmente pelo momento em que nossa economia está vivendo, em tempos de pandemia do COVID-19.
1 – Os serviços de assinatura garantem uma parcela de faturamento periódico, pois as entradas e saídas tornam-se mais previsíveis, tornando o fluxo de caixa estável.
2 – Existe a possibilidade de fidelização do cliente, já que por iniciativa própria ele decidiu receber novidade dos seus produtos/serviços, tornando-o mais exposto a iniciativa de compra. Se formos comparar uma venda comum, essa possibilidade ainda é menor.
3 – Redução de custos, esse quesito é um dos primordiais, principalmente para os pequenos negócios. Como os processos são automatizados e a logística é previamente planejada. Os custos são reduzidos.
4 – O controle de estoque é otimizado, tendo a possibilidade de estimativa mais precisa do estoque, o que facilita o armazenado dos produtos de forma mais eficiente. Já que um bom funcionamento de qualquer negócio, principalmente e-commerces, depende de uma boa estrutura logística do empreendimento,
Porém, um ponto importante a ser ressaltado é que o assinante precisa ter uma experiência diferenciada para manter o interesse no clube de assinaturas, então só receber produtos ou ter acesso à um serviço pode acabar não sendo tão interessante.
O mercado digital cresceu e os termos como ‘’clube de assinatura’, ‘’box de produtos exclusivos’’ e ‘’venda recorrente’’ são muito pesquisados
Por isso, não deixe essa oportunidade de mercado passar despercebido!
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