O sucesso de um bom negócio depende de uma organização constante, cálculos diários e possíveis mudanças de estratégias e hábitos. Por isso, é importante saber o CMV de cada produto com que trabalha.
Descubra agora como fazer o cálculo e entenda como ele te ajuda a melhorar como gestor.
O CMV (Custo de Mercadoria Vendida) é a soma de todas as despesas empregadas em um produto até sua venda, ou seja, todo o trabalho e recursos investidos nele desde sua chegada até sua saída.
Nesse cálculo entram os valores com o armazenamento, a produção ou a compra da mercadoria para que ocorra a revenda. Com o resultado, podem ser encontrados alguns exageros ou desperdícios, possibilitando reverter um cenário negativo.
É interessante fazer o cálculo do CMV periodicamente para identificar quais os produtos mais rentáveis e quais geram mais despesas. Assim, fica mais fácil avaliar se o investimento na armazenagem de um produto, por exemplo, se paga no futuro ou se pode gerar prejuízos.
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Para calcular o CMV de modo eficiente e correto, é necessário conhecer seu modelo de negócio, entendendo quais os valores que serão considerados para entrar no cálculo. Cada tipo de negócio leva em conta fatores próprios.
A fórmula para o cálculo torna-se mais simples ao conhecer bem aquilo que ocorre dentro da empresa, mas em termos gerais é a seguinte:
CMV = EI + C – EF
Considerando o valor das siglas:
EI = Estoque Inicial, C = Compras e EF = Estoque Final
O Custo de Mercadoria Vendida é, então, seu Estoque Inicial (os produtos que a empresa tem ao final do período anterior) somado às compras realizadas no período atual e, por fim, subtraímos o Estoque Final (os produtos que sobram na última contagem de estoque desse mesmo período).
Para ficar mais claro, vamos dar um exemplo.
Se um pequeno empresário tem um bazar e deseja saber qual o valor de CMV durante o período de janeiro a dezembro de 2019, ele deve levantar os seguintes valores:
Com esses valores em mãos, basta realizar a soma seguida da subtração:
Custo de Mercadorias Vendidas = 80.000 + 300.000 – 50.000.
Nesse caso, o CMV é de R$ 330.000,00.
Obtendo esse valor, o dono do bazar saberá, conforme a realidade do negócio, se seus produtos estavam com custo baixo ou não até se tornarem vendas.
Apesar de parecer que todo o custo entra no cálculo do CMV, não se deve considerar aquilo que é referente ao cotidiano do negócio, como valores administrativos, despesas com vendas, operacionais e impostos sobre o faturamento.
Alguns fatores que servem de exemplo sobre esse tipo de valor descartável para o cálculo são:
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Sabemos o que é o CMV e aprendemos a calculá-lo. Agora é preciso entender a importância de identificar esse valor e tê-lo em mente diariamente.
Listamos abaixo algumas vantagens:
Realizar o cálculo do CMV é somente um dos muitos meios de manter um controle maior sobre seu negócio. Um conhecimento aprofundado dos valores que circulam permite tomadas de decisões mais estratégicas e que podem mudar completamente o rumo do seu negócio.
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Fonte: Azulis
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