Fernando Frazão/Agência Brasil
Para o empreendedor do ramo de atividade de comércio, o custo de mercadoria vendida, ou CMV, é um fator importante para uma precificação correta, e maior chance de ter lucro.
O Custo de mercadoria vendida ou CMV, é um dos indicadores financeiros utilizados para calcular gastos de determinado produto, até ele ser vendido ao cliente.
Para empresas da indústria, esse cálculo se refere aos gastos de produção, e para o comércio, diz respeito ao custo de armazenamento ou estoque dessa mercadoria.
O CMV considera custo de estoque, além do gasto com as mercadorias, para se chegar ao lucro bruto do negócio.
Simplificando, o CMV é o valor de custo do produto.
A função do CMV, é verificar todos os custos relativos ao produto, para a empresa encontrar o seu lucro bruto.
Ou seja, com o cálculo é possível encontrar o valor recebido pela venda do produto, descontando todos os custos de compra, produção e armazenamento.
Esse indicador é adequado para negócios que não tenham muita variação de custos, como comércios e pequenas indústrias.
E com ele, é possível descobrir o valor investido para venda de determinado produto, e o lucro das vendas.
São vários os fatores envolvidos nesse cálculo, e o valor gasto pela empresa na reposição de estoque, pode variar conforme os preços estabelecidos pelos fornecedores.
E essas variações, vão influenciar diretamente no preço aplicado ao consumidor final.
O CMV também é utilizado na verificação da margem de contribuição dos produtos, ou seja, a fração das vendas que auxiliam o pagamento dos demais custos para o funcionamento do negócio.
A composição do indicador, além de consider o valor pago a fornecedores, custos de produção, também inclui gastos com estoque, sendo assum um diferencial seu.
Apesar de produtos em estoque aumentarem o ativo das empresas, eles também representam custos, e o CMV insere esses valores no cálculo de lucro bruto, o que torna o resultado mais apurado.
Somente após os descontos de impostos, despesas, demais receitas com relação ao lucro bruto, é que se chega ao lucro líquido do negócio.
O indicador ainda considera valores de produto unitário, percentual de faturamento, e até um valor geral a ser analisado mensalmente, ou por outro período selecionado.
Dentro do cálculo do CMV, alguns fatores são levados em consideração, como o Valor do Estoque Inicial (EI), as compras ( C ) e o valor do estoque final (EF).
Os valores das mercadorias compradas podem variar, de acordo com o mercado, e suas influências externas.
O mesmo produto, vindo do mesmo fornecedor pode ter variação de preço, por exemplo, dependendo da quantidade que se compra, pois quanto maior a quantidade, provavelmente menor será o custo.
Algumas formas podem ser utilizadas, como:
Custo Médio: calculado pela média dos custos de aquisição das mercadorias;
Último que entra, primeiro que sai – UEPS: leva em consideração o valor mais recente pago pela mercadoria;
Primeiro que entra, primeiro que sai – PEPS: no cálculo é considerado o valor das mercadorias compradas primeiro.
Após escolher qual método vai ser avaliado seu estoque, é multiplicada a quantidade de produtos, pelo seu custo, e ter o resultado em dinheiro, sobre o custo das mercadorias adquiridas.
Outros fatores podem ser integrados ao cálculo de CMV, como devoluções por parte do cliente, ou mesmo devoluções de compras feitas ao fornecedor.
Na fórmula geral, é feita a soma do estoque inicial, com as compras do período desejado, e subtraído o estoque final, veja a fórmula:
CMV = EI + C – EF
Se for necessário, pode-se somar também as devoluções de venda (DV), e diminuir as devoluções de compras (DC), como vemos na fórmula abaixo:
CMV = EI + C + DV – DC – EF
A DRE na contabilidade é uma ferramenta de auxílio na elaboração do Balanço Patrimonial, e fornece informações sobre a composição dos resultados do exercício.
Ou seja, é um relatório contábil que deixa bem claro e evidente todas as operações feitas por uma empresa.
O CMV, juntamente com outros indicadores como CPV, despesas financeiras, administrativas, deduções, abatimentos, despesas com vendas, entre outros, fazem parte da DRE.
Com a avaliação de todos esses indicadores, o relatório mostra se foi gerado lucro ou prejuízo dentro de um determinado tempo.
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Por Mileide Sousa
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