Empresas do grupo:

Início » CNAE MEI: Como alterar a atividade principal do seu negócio

CNAE MEI: Como alterar a atividade principal do seu negócio

por Ricardo
4 minutos ler
Foto: Patrícia Cruz/Sebrae-SP.

O CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas – é uma inscrição relacionada ao CNPJ de abertura das empresas. 

A função do CNAE é categorizar produtos e serviços oferecidos por empresas, organizações, instituições e até mesmo profissionais autônomos. Com isso, existe um padrão nos cadastros de toda a administração pública (municipal, estadual, federal), sendo mais fácil o controle da gestão tributária e até para os órgãos públicos identificarem e evitarem ações fraudulentas.

Se sua empresa MEI já possui um CNAE associado a ela, é importante apenas que estas atividades estejam adequadas ao trabalho que você executa. Caso seu objetivo seja vender no B2W Marketplace, por exemplo, é fundamental que as atividades de seu negócio tenham afinidade com o comércio dos produtos que você irá ofertar.

Ex: sua empresa tem, por exemplo, o CNAE 9602501 – de cabeleireiros, não será possível iniciar a venda de shampoos e cosméticos no marketplace por meio desta atividade, já que ela se restringe ao setor de serviços. Neste caso, seria preciso procurar outro CNAE apropriado, como o 4772500, que permite o comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e higiene pessoal.

MEI

Caso, você já tenha um CNAE para MEI, mas precise alterá-lo, basta seguir estes passos:

  1. Acesse o link de alteração cadastral no Portal do Empreendedor;
  2. Preencha todos os seus dados pessoais (campos com * são de preenchimento obrigatório);
  3. Preencha os dados complementares com informações do negócio (campos com * são de preenchimento obrigatório);
  4. No campo “Dados para alteração” é possível escolher a ocupação principal do negócio e até 15 opções de ocupações secundárias, além do nome fantasia da empresa. Caso não pretenda alterá-lo, basta manter a nomenclatura atual;
  5. Cadastre o CEP de sua casa no campo endereço residencial, informando se declarou imposto de renda nos últimos anos e seu título de eleitor.
  6. Por fim, clique para enviar o formulário
  7. Após a conclusão do processo, aparecerá um novo CERTIFICADO DE CONDIÇÃO DO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL contendo as informações atualizadas. Imprima esse documento;
  8. Depois, acesse o site da Receita Federal e imprima o CNPJ da situação atual caso para apresentar essa documentação para o órgão arrecadador, como o Departamento de Arrecadação e Tributos – DAT (Prefeitura Municipal) e/ou Secretaria da Fazenda do Estado – SEFAZ.

DICA EXTRA: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio

Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana.

Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!



Conteúdo original B2W Martketplace

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More