Chamadas

CNH Digital: saiba como fazer transferência de veículo pelo aplicativo

A CNH Digital foi uma maneira encontrada para facilitar a vida dos condutores de veículos. Nela é possível encontrar várias funcionalidades. Uma delas é a possibilidade de fazer a transferência de veículo. A nova versão eletrônica do documento foi regulamentada em 2017. E logo passou a ser super usada pelos motoristas.

A plataforma passou por melhorias, que acabaram com aquele aspecto que dava a entender que se tratava apenas de uma versão digital do documento impresso. A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ampliou as funcionalidades e passou a oferecer os seguintes serviços: junção de todos os documentos do veículo; consultas de procedimentos relacionados a multas e aos próprios documentos; transferência de veículos.

Está previsto para o final de março a liberação do serviço de transferência de veículos pelo aplicativo CNH Digital. Antes era possível realizar a transferência pelo aplicativo, porém, não de forma integral. O motorista precisava passar por uma etapa indo a uma unidade do Detran para atendimento presencial e providenciar vários documentos impressos que deveriam ser autenticados.

Para facilitar, a partir do final deste mês será possível realizar todo o procedimento de forma digital, sem precisar sair de casa. O motorista só fará o procedimento presencial quando for realizar a vistoria do veículo.

A Senatran já divulgou alguns requisitos que serão exigidos para realizar a transferência de veiculo pelo aplicativo. Para realizar a transferência pela CNH Digital, tanto o comprador quanto o vendedor terá que ter cadastros na plataforma Gov.br. Sendo necessário digitalizar toda a documentação.

Outras facilidades são oferecidas pelo aplicativo

Dados de identificação do motorista (nome completo, CPF, endereço, etc.);

Dados de habilitação (registro, Renach, categoria, validade, etc.);

Registros de pedidos de Permissão Internacional Para Dirigir e habilitação estrangeira, se tiver;

Bloqueios ativos na CNH;

Foto do condutor usada no documento.

Sendo possível salvar o documento de habilitação e compartilhar junto a outros aplicativos e pessoas (não sendo preciso ter o documento impresso nas mãos).

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

4 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

8 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

11 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

17 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

17 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

17 horas ago