Muitas pessoas têm dúvidas sobre como reativar um CNPJ. Diversas situações podem forçar a baixa de uma empresa. Por exemplo, inatividade, falta de quitação dos débitos tributários de acordo com o exigido pela legislação vigente, bem como o não cumprimento das obrigações anuais, semestrais ou anuais perante os órgãos públicos.
Além disso, para cada tipo de empresa há diferentes tipos de obrigações acessórias. Todavia, nenhuma empresa está isenta de prestar esclarecimentos, dados e declarações diversos, perante a fiscalização.
Contudo, será que é possível reativar um CNPJ que já teve sua baixa? Veja bem, há mais de uma situação possível de cadastro deste documento.
Na leitura a seguir vamos explicar as situações possíveis que o CNPJ pode ter de acordo com a Receita Federal, se é possível reverter um CNPJ baixado, além de informar como consultá-lo. Vamos lá!
O Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, ou CNPJ, é o número responsável por identificar a abertura de empresas. Ele é fundamental para o seu funcionamento, mas existem situações onde o empreendedor se descuida e esse cadastro acaba ficando irregular junto à Receita Federal.
A resposta para essa pergunta é depende. Primeiramente, é preciso verificar a situação em que o cadastro se encontra.
Isso porque quando o CNPJ fica em situação inapta ou suspensa é possível sim, reativá-lo. Para fazer isso, o empreendedor tem que verificar junto ao órgão que regula o CNPJ o que fez com que o cadastro chegasse a esse ponto e, depois, seguir as etapas necessárias para regularizar tudo.
Porém, quando acontece do CNPJ estar nulo ou baixado, infelizmente não é possível reativá-lo. Nesses casos, vai ser preciso seguir novamente todos os passos para abrir uma empresa, criando um novo CNPJ. Isso acontece para todo tipo de empresa, incluindo MEI.
Confira agora os tipos de cada situação que o seu CNPJ pode enfrentar.
Atualmente, o CNPJ pode ser enquadrado nas seguintes situações cadastrais:
No caso do CNPJ se enquadrar como ativo, quer dizer que o seu cadastro permanece totalmente regular. Ou seja, você não tem débitos para quitar. Os pagamentos de impostos que a sua empresa precisa pagar estão todos em dia e não tem problemas judiciais que possa estar afetando o seu negócio
Outra situação possível é o status de suspenso do seu CNPJ. Quando o cadastro se encontra nesse estado, isso significa que alguma das suas obrigações como empresário está pendente e precisa ser cumprida.
Já no caso da empresa que está inapta, isso significa que deixou de constar com as obrigações legais por pelo menos dois anos seguidos. As causas que podem dar ao CNPJ esse status é a não apresentação de demonstrativos e de declarações contábeis, como:
Esse é o tipo de situação de cadastro que ainda permite a reativação do CNPJ. Porém, para que o empreendedor consiga reativar o seu número, a sua empresa precisa ficar impedida de ganhar os incentivos fiscais e de participar das licitações, entre outros benefícios que a legalidade oferece.
Conforme dito, não é mais possível fazer a reativação do CNPJ quando o mesmo está em condição de baixado. Esse caso pode ser o resultado de algum pedido de empreendedor dono do CNPJ, que pode ter decidido fechar a sua empresa.
Essa situação também pode ser realizada por decisão da Receita Federal, quando se passa o período de 5 anos sem a apresentação das informações necessárias. Depois de baixado, o CNPJ não tem como ser mais reativado, assim como o CNPJ nulo.
Uma última possível situação de cadastro que acaba não permitindo essa reativação de CNPJ é quando o mesmo é apontado como cadastro nulo. O status nulo acaba deixando o CNPJ totalmente inválido. Essa condição pode ser decorrente da inconformidade dos dados, suspeita de fraude, duplicidade na inscrição do estado ou município, entre outros motivos.
Para reativar um CNPJ suspenso ou inapto é preciso verificar com a Receita Federal quais são as pendências que precisam ser regularizadas. Além disso, será preciso separar os documentos necessários para regularização como, por exemplo, declarações contábeis e escriturações fiscais.
O prazo limite para ocorrer essa reativação é de, normalmente, 24 horas depois da análise desses documentos e da quitação das dívidas, caso tenha.
Para saber qual a situação cadastral do seu CNPJ, você pode fazer uma consulta online muito simples. Veja o passo a passo:
Por fim, vale destacar que, independentemente da natureza jurídica, uma vez que o CNPJ sofre baixa, os débitos continuam abertos. Isso leva à necessidade do empreendedor regularizar a sua situação, a fim de evitar outros transtornos com o órgão fiscalizador.
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…