Imagem por @prostooleh / freepik
Ter um CNPJ dentista traz para esse profissional diversas vantagens, uma delas é que, ao deixar o trabalho autônomo de lado e se formalizar, o valor gasto com o pagamento de impostos diminui.
Prestando serviços como pessoa física, um dentista costuma arcar com até 27,50% de Imposto de Renda (IR) e 20% de Contribuição Previdenciária (INSS). No entanto, tirando o próprio CNPJ e legalizando o negócio, a alíquota de tributação passa a ser a partir de 6% sobre o faturamento bruto mensal
Outra razão para esse profissional se formalizar é por conta da emissão de nota fiscal dentista, condição que aumenta a credibilidade do consultório e pode abrir porta para a prestação de serviço diretamente para outras empresas.
Como você pode ver, tirar o CNPJ dentista é algo realmente vantajoso. Mas a dúvida que muitos profissionais dessa área têm sobre isso é: como abrir e quanto custa o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas?
É justamente essa resposta que você encontrará agora, neste artigo.
O passo a passo de como abrir e quanto custa um CNPJ dentista depende da definição de diversos fatores, tais como qual será a natureza jurídica e o regime tributário do negócio.
Por conta disso, o primeiro passo para legalizar um consultório odontológico é descobrir se dentista pode ser MEI. O motivo é que essa informação direcionará as demais etapas do processo de abertura de CNPJ para esse profissional.
E não, dentista não pode ser MEI. Uma das razões é que esse regime jurídico não contempla profissões que precisam, obrigatoriamente, ter vínculo com conselho de classe.
Dessa forma, resta a esses profissionais abrirem suas empresas como um tipo de Sociedade Limitada, a exemplo da SLU, Sociedade Limitada Unipessoal, indicada para quem não tem sócios no negócio.
Com isso em mente, as etapas para formalizar um consultório de odontologia são:
Com relação a quanto custa abrir um CNPJ dentista é preciso considerar fatores como:
A Classificação Nacional de Atividades Econômicas, CNAE, é outra questão que precisa ser definida na hora de abrir CNPJ dentista, pois esse código determina critérios como enquadramento sindical, desoneração de folha de pagamento e enquadramento tributário.
Assim, o CNAE para dentistas é o 8630-5/01: atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos.
Quanto ao regime tributário, se o faturamento do consultório não ultrapassar um faturamento de R$ 360 mil ao ano, o mais indicado é o Simples Nacional por conta das suas facilidades (como uma guia única de recolhimento de impostos, o DAS) e as alíquotas diferenciadas por anexos.
Entenda mais sobre esse regime de tributação lendo este artigo: “Simples Nacional: O Que é? Guia completo, faturamento, DAS e tabela 2022“
Entre ser PJ, CLT ou autônomo, é fundamental considerar que trabalhar como pessoa jurídica influencia diretamente em quanto ganha um dentista.
Ao ter o seu próprio negócio esse profissional tem a liberdade de definir seu horário de trabalho, o público-alvo que deseja atender, e os valores cobrados por cada procedimento realizado.
Além disso, por ter o próprio CNPJ, pode prestar serviços para outras empresas, firmando parcerias no formato B2B, caso considere adequado para o seu modelo de negócio.
Já como CLT o salário tende a ser fixo, assim como o horário de trabalho. As vantagens ficam por conta do recebimento de férias, 13° salário, entre outros benefícios. No entanto, vale lembrar que um PJ pode ter todos esses direitos se fizer uma boa gestão financeira do seu negócio.
Quanto a trabalhar como um dentista autônomo, a tendência é ter mais pontos negativos do que positivos, por exemplo:
Dica! Baixe agora mesmo o e-book exclusivo: “Impostos para profissionais de saúde” e entenda tudo sobre a tributação para quem atua nesse setor.
Trabalhar com uma contabilidade especializada é uma das melhores maneiras para os profissionais liberais legalizarem seus negócios. O motivo é que um escritório contábil nesse formato, como é o caso da Contabilizei, saberá exatamente quais escolhas tributárias são melhores para atender cada profissão.
Com a Contabilizei Experts você conta com suporte de um assessor especialista da abertura do CNPJ à gestão financeira mensal.
Acesse agora mesmo a página da Contabilizei Experts e confira como essa solução funciona e como pode ajudar você a ter o seu CNPJ dentista. Além da abertura da empresa, conte com assessoria contábil e gestão financeira. Saiba mais!
Gostou? Compartilhe:
Como tirar um CNPJ dentista?
Para tirar um CNPJ dentista é preciso escolher o porte empresarial, o regime tributário, a natureza jurídica e identificar o CNAE certo. Os documentos relacionados devem ser enviados para os órgãos competentes, a exemplo da prefeitura e da Junta Comercial.
Quanto custa abrir um CNPJ dentista?
O valor necessário para abrir um CNPJ dentista não é fixo, pois depende de fatores como taxas fiscais, que tendem a ser diferentes de acordo com a região, e da quantia cobrada pelo escritório de contabilidade para a realização desse serviço.
Dentista pode ser MEI?
Não, dentista não pode ser MEI. Nesse modelo empresarial não estão contempladas profissões que exigem registro ativo junto a conselhos de classe, com é o caso do dentista e de outros profissionais liberais.
Por Charles Gularte, formado em contabilidade pela FAE Centro Universitário e MBA em Gestão Empresarial, Administração e Negócios.
Original de Contabilizei
O regime MEI (Micro Empreendedor Individual) foi estruturado pelo Governo Federal para garantir que trabalhadores…
Se você é estudante de Ciências Contábeis com dúvidas ou uma profissional de contabilidade, é…
Em um mundo cada vez mais digital, os vídeos estão presentes em todos os lugares,…
Se tem uma coisa que ninguém quer é ver sua conta bancária comprometida, mas as…
O Fundo de Garantia do Tempo por Serviço (FGTS) é um direito do trabalhador com…
Perder um ente querido já é um momento complicado, mas quando surgem dúvidas sobre as…