Chamadas

CNPJ Negativado: É possível conseguir um empréstimo?

Assim como acontece com pessoas físicas, as contas também apertam para pessoas jurídicas – ou seja, as empresas. E, se as vendas forem baixas no mês, há grandes chances de o negócio ficar no vermelho. Situações difíceis como essa podem resultar na negativação do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), que é a inclusão do nome da empresa em um órgão de proteção de crédito, como o SPC, Serasa e Boa Vis. Com o nome do negócio sujo, fica mais difícil conseguir o empurrãozinho que as empresas tanto precisam nessa hora: um empréstimo.

Apesar de existirem grandes obstáculos para um CNPJ negativado solicitar crédito, ainda há jeitos de obter um empréstimo se a sua empresa está no vermelho. Entenda a seguir.  

O que é estar com o CNPJ sujo ou negativado?

Assim como pessoas físicas podem ficar com o CPF negativado, empresas também correm o risco de ter o CNPJ  sujo (negativado). A restrição financeira do CNPJ pode acontecer por diversas razões. Veja a seguir as mais comuns:

  • Atraso ou não pagamento de multas e impostos, como o DAS para o Microempreendedor Individual;
  • Não pagamento ou atraso de parcelas de empréstimos no nome da empresa;
  • Inadimplência com fornecedores.

A partir de ações como essas, os credores, como o governo ou instituições bancárias, podem atestar que a empresa é má pagadora e, portanto, de pouca confiança. Essa demonstração costuma ser feita em órgãos de crédito que podem “negativar” o perfil da empresa, como o Serasa. Existem ferramentas que permitem acompanhar o status de um CNPJ, como é o caso do Serasa Recupera. Com ela,  qualquer um consegue verificar o status do CNPJ de uma empresa. Ou seja, o status “negativado” de um negócio é visível.

Além de afetar a reputação da marca em um panorama geral e prejudicar contratos com fornecedores, um CNPJ negativado pode impedir bancos e financeiras de conceder empréstimos. Quem deixa de pagar impostos, multas e outros encargos também pode acabar inscrito na dívida ativa do município, estado ou União e ter o CNPJ inscrito no CADIN – que é uma espécie de “Serasa” dos órgãos públicos. Essa inscrição também representa um problema na hora de conseguir financiamentos e empréstimos com órgãos e bancos públicos.

SAIBA+AZULIS: Saiba como consultar o CNPJ de uma empresa

Por que é difícil conseguir empréstimo com CNPJ negativado?

Emprestar dinheiro para quem tem fama de não devolver costuma ser uma fria. Além de você perder a quantia que emprestou, corre o risco de ficar em maus termos com o “caloteiro”. Depois de passar por experiências assim, é de se esperar que você não empreste mais dinheiro para a mesma pessoa e avise a outros para que não façam o mesmo.

O mesmo acontece com os bancos ou financeiras quando veem um CNPJ negativado. Se a instituição recebe uma solicitação de empréstimo de uma empresa com nome sujo, a prática é checar o histórico do negócio por meio de plataformas como o Serasa. Se o histórico da empresa for de inadimplência, as instituições provavelmente não concederão crédito a ela, porque podem assumir que aquela empresa não é confiável e não pagará as parcelas do empréstimo.

Jorge Davis Bueno, analista de negócios do Sebrae-SP, classifica empresas assim como “clientes de risco elevado” para as instituições, uma vez que o risco de um CNPJ negativado não pagar um empréstimo é grande. Por isso, o analista do Sebrae-SP lembra que “geralmente as instituições financeiras não concedem créditos para inadimplentes”.

Com isso em mente, resta uma dúvida. Existem opções de empréstimo para quem está com o CNPJ negativado? Veja a seguir.

SAIBA+AZULIS: Estou com o nome sujo! Posso ser MEI?

CNPJ negativado: como conseguir empréstimo?

Ainda não existem opções de empréstimo exclusivas para empresas com CNPJ negativado. Além disso, se o CNPJ da empresa estiver atrelado a um CPF, a pessoa física também tem poucas chances de conseguir um empréstimo pessoal com boas condições de juros, já que as informações serão cruzadas. No entanto, é possível conseguir crédito de outras maneiras.

Instituições financeiras para negativados

Uma das saídas é solicitar empréstimo como pessoa física em financeiras especializadas em crédito para negativados, como é o caso do Simplic e Moneyman, por exemplo. Mas é importante lembrar que, apesar de essas financeiras oferecerem empréstimo para quem tem CPF negativado, elas cobram juros altíssimos. Por isso, cuidado nunca é demais: antes de contratar um empréstimo com financeiras desse tipo, avalie se o crédito não criará futuras dívidas.

Empréstimo com garantia

Outra alternativa para quem está com o CNPJ negativado é solicitar um empréstimo com garantia. Essa modalidade costuma aceitar pessoas no vermelho: já que a condição do empréstimo é colocar um bem em garantia, como um imóvel ou um automóvel, os riscos de não pagamento do crédito são menores.

Histórico de relacionamento com bancos

Por último, a empresa com CNPJ negativado pode tentar entrar em contato com um banco com o qual tenha um histórico de relacionamento, como recomenda Jorge Davis Bueno, analista de negócios do Sebrae-SP. Vale a pena checar se há a possibilidade de conceder crédito para a empresa negativada, apesar de as chances serem baixas.  

DICA EXTRA  DO JORNAL CONTÁBIL : MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.  Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!

Fonte: Azulis

Wanessa

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Imposto de Renda: Veja quem vai receber restituição em 2025

Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…

39 minutos ago

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

2 horas ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

12 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

13 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

14 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

16 horas ago