Categories: Chamadas

Comerciantes roubados ou furtados podem deduzir parte do prejuízo em imposto

Empresas que não possuem seguro sobre as mercadorias podem minimizar as perdas de assaltos e arrombamentos com dedução/restituição do valor do ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação) dos produtos furtados/roubados.

O imposto estadual possui 17% de tarifa embutida no preço final do produto no Espírito Santo. Para dedução do valor da mercadoria furtada/roubada, o contribuinte deve efetuar, obrigatoriamente, o estorno do imposto creditado. Porém, essa regra não se aplica ao contribuinte sujeito às normas do Simples Nacional, que devem proceder segundo regras próprias.

Roubo ou Furto

A primeira providência fiscal do contribuinte é fazer um Boletim de Ocorrência relatando o fato. Depois, deve emitir uma nota fiscal para regularização do estoque de mercadorias seguindo as disposições do Art. 102 do RICMS/ES.

Segundo o gerente de contabilidade Rômulo Borges, da Tononi Contabilidade e Assessoria, a emissão da nota é obrigatória, justamente para caracterizar a baixa de produto no estoque e ser uma forma de comprovação de que o produto não está mais na empresa, em virtude do roubo.

“Apesar de parecer complicado para o contribuinte, a dedução/restituição é um procedimento contábil comum perante a Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo”, afirma Rômulo Borges.

Delegacia Especializada 

Em razão do aumento do número de arrombamentos e crimes contra o comércio, a Polícia Civil do Estado (PCES) vai passar a contar com uma Delegacia Especializada em Repressão a Furtos e Roubos no Comércio. A ação foi viabilizada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) e pela Polícia Civil.

A minuta, que está sendo preparada pelo secretário Nylton Rodrigues e pelo delegado-geral da Polícia Civil, Guilherme Daré, vai ser entregue ao governador Paulo Hartung, para que possa ser publicado o decreto com a criação da unidade policial.

Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), entre os meses de maio e agosto deste ano, foram registradas 1.941 ocorrências de roubos e arrombamentos no Estado.

Com Folha de Vitoria

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

10 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

11 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

12 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

14 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

15 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

15 horas ago