Empresas do grupo:

Início » Comissão aprova isenção do IR para profissionais de serviços essenciais

Comissão aprova isenção do IR para profissionais de serviços essenciais

por Matheus Vinicius Ribeiro
3 minutos ler
Imagens por @evgeniyashihaleeva / @rafapress / freepik / editado por jornal contábil

Muitos profissionais desejam a isenção do IR (Imposto de Renda), mas infelizmente para alguns isso é impossível, e esses profissionais ficam obrigados anualmente. 

Mas, existe uma boa notícia para alguns profissionais, eles podem conseguir a isenção do IR com a nova proposta que está na Câmara dos Deputados.

Os valores recebidos por profissionais em razão de atividade definida na lei como essencial para o enfrentamento de situação de calamidade pública, podem conseguir a isenção do IR.  

Esse projeto é uma forma de isentar os profissionais que não param de trabalhar mesmo diante de situações extremas, para manter a sociedade funcionando.

A proposta que isenta do Imposto de Renda (IR) os profissionais que citamos acima foi aprovada pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados. 

Entenda mais sobre essa proposta e sobre a tramitação dela.

A proposta aprovada

O texto aprovado é um substitutivo do relator, deputado Alexandre Padilha (PT-SP), ao Projeto de Lei 895/2020, da Deputada Federal Rejane Dias (PT-PI), e a outros três projetos unificados.

A proposta pode ser vista como um feito de reconhecimento dos serviços prestados por esses profissionais, porém,  antes de ter validade o projeto ainda terá que cumprir mais algumas etapas, mas vamos te explicar um pouco mais sobre esse projeto.

O projeto 

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara aprovou esse projeto que trará a  isenção do IR para os valores recebidos por profissionais em razão de atividade definida em lei como essencial para o enfrentamento de situação de calamidade pública.

A isenção valerá somente durante a vigência do decreto que reconhecer a situação de calamidade e beneficiará profissionais de atividades consideradas por lei como essenciais, como atividades ligadas aos serviços de saúde, de segurança pública, e outras.

Tramitação

Como dissemos, o projeto que garantirá isenção do IR para os valores recebidos por profissionais em razão de atividade definida na lei como essencial para o enfrentamento de situação de calamidade pública ainda terá que passar por outras etapas, antes ter validade. 

Por enquanto ele foi aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, a proposta ainda passará por outras comissões.

Essa proposta de isenção do IR ainda será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados.

Um projeto que tramita em caráter conclusivo só precisa ser votado pelas comissões designadas para realizar a análise dele. Um Projeto em caráter conclusivo é dispensado da deliberação do Plenário.

O projeto pode perder o caráter conclusivo somente se houver divergência entre as comissões.

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More