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Como a contabilidade pode ajudar a vender mais na Black Friday

A Black Friday este ano ocorre no dia 24 de novembro. E esta data não é só importante para o comércio em geral como a contabilidade tem um papel importante.

Afinal, é necessário todo um preparo para assegurar que as empresas tenham melhor desempenho. Afinal, nem sempre um bom volume de vendas significa lucratividade, uma vez que é necessário calcular todos os custos envolvidos na operação. 

Logística, tributos e fornecedores exigem atenção especial nessa época em que as vendas são turbinadas.

De acordo com especialistas do ramo contábil, é necessário que as empresas e os profissionais contábeis, tracem e adotem um plano de comunicação de vendas com o público-alvo a ser atingido. 

No e-commerce, a jornada digital de compra dos consumidores tem um grande aumento de demanda, bem como a aceleração na conversão. Para isso, o primeiro passo é traçar e adotar um plano de comunicação de vendas com o público-alvo.

A função do contador nas empresas é ser o braço direito da gestão em assuntos contábeis, fiscais e financeiros. Isso inclui, entre outras atividades, auxiliar na elaboração de estratégias que permitam reduzir seus custos e, em consequência, aumentar os lucros.

Por isso, podemos afirmar que a contabilidade não é luxo, e sim uma necessidade. Em datas de comércio aquecido é importante que o profissional contábil ofereça as informações mais adequadas para que o empreendedor tenha controle sobre o próprio trabalho. 

Portanto, garantir o equilíbrio entre receitas e despesas, a contabilidade vem a ser a principal fonte de conhecimento para ter os resultados esperados. 

Leia também: Cuidado Com As Falsificações Na Black Friday 2023

Importância da contabilidade na Black Friday

  Conheça alguns dos aspectos em que a contabilidade pode ajudar os clientes a gerir melhor os negócios nesse período.

Planejamento: A Black Friday pode fazer um negócio crescer, além de ser uma oportunidade de conquistar novos clientes. Portanto, checar como o empresário pode  alterar o preço dos produtos e serviços, ofertando descontos e promoções, para que, mesmo com a queda de valor, isso gere lucro.

Estoque: para saber se a empresa tem como arcar com a rotina de vendas, é fundamental verificar o estoque, o que ajudará na geração de notas fiscais, e a garantia que os lucros devem ser contabilizados e organizados. Decisões de estoque nesse período que não tenham planejamento e consciência podem acarretar em prejuízo para a empresa. 

Notas fiscais: com o aumento das vendas, é necessário ter atenção na emissão de notas fiscais eletrônicas, bem como seu correto armazenamento. Sendo assim, a contabilidade precisa estar atenta à gestão desse elemento importantíssimo no Ponto de Venda. Afinal, sem o controle efetivo do fluxo de caixa, a empresa corre um sério risco de se perder na conciliação bancária, além de se expor a fraudes e a falhar com seus fornecedores.

Fluxo de caixa: ações básicas, como o planejamento de toda a ação evitam o pagamento de impostos indevidos, bem como erros e equívocos na execução do plano de vendas. Sendo assim, a contabilidade precisa estar atenta à gestão desse elemento importantíssimo no Ponto de Venda (PdV). Afinal, sem o controle efetivo do fluxo de caixa, a empresa corre um sério risco de se perder na conciliação bancária, além de se expor a fraudes e a falhar com seus fornecedores.

Leia também: Black Friday: Como Recrutar Freelancers Temporários Para O Período

Conclusão

Por fim, alcançar o sucesso na Black Friday é uma meta tangível através de um planejamento meticuloso. Além de uma execução estratégica que coloca o cliente no centro de todas as ações. 

Ao aderir a estas diretrizes, o empresário estará não apenas construindo o caminho para um aumento significativo nas vendas, mas também construindo uma reputação sólida.

Além disso, é fundamental manter um compromisso com a transparência e a eficiência que sustentam a relação de confiança com o consumidor. Lembre-se, cada detalhe conta e, nesse sentido, é primordial superar as expectativas dos clientes, destacando-se em um mercado altamente competitivo.

Dessa forma, ao focar na satisfação do cliente e honrar os compromissos, a empresa não apenas evitará contratempos, mas se posicionará como uma líder no setor.

Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

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