Chamadas

Como a tecnologia e o universo digital ajuda empresas a passarem por pandemias?

O panorama atual, com a pandemia do Coronavírus, nos mostra situações desafiadoras. As empresas devem estar comprometidas com seu maior bem, as pessoas; a saúde de seus colaboradores se tornou prioridade. Mas e as companhias que não estão estruturadas para alocar grande parte (ou todas elas) da sua equipe em casa ou mesmo para atender seus clientes de forma inovadora, de modo a garantir a segurança de todos?

A questão tornou-se um enorme problema.

Várias medidas de quarentena e restrições de viagens empreendidas por organizações, cidades e países têm causado incertezas e interrupções. Em organizações nas quais os recursos de trabalho remoto ainda não foram estabelecidos, os gestores precisam elaborar soluções provisórias a curto prazo, tais como mensagens instantâneas para comunicação em geral, soluções de compartilhamento/reunião de arquivos e acesso a aplicativos corporativos como os Sistemas de ERP e CRM.

Eles também devem revisar todas as disposições de segurança para garantir acesso seguro a aplicativos e dados. Tecnologias como a IA também podem ser exploradas para automatizar tarefas como triagem de candidatos e atendimento ao cliente. As soluções de colaboração no local de trabalho, videoconferência e transmissão ao vivo podem atender a vários cenários que envolvem vendas de clientes. As organizações podem aproveitar canais digitais, como mercados online e plataformas sociais, para compensar parte da perda de demanda.

No panorama atual, quem está digitalizado ou se digitalizando larga muito na frente. 

Acreditamos que quando a poeira baixar teremos uma nova era de evoluções, medidas e estratégias para contornar situações adversas. A Digitalização deverá ser mais acentuada, processos melhores estabelecidos, automatizados e o resultado será uma alta na performance das empresas, em um olhar otimista.

A transformação dos negócios em experiências digitais internas e externas será fundamental nos próximos meses. As empresas precisarão focar seus esforços cada vez mais em tecnologias que automatizem, integrem e conecte suas empresas como o RPAIoT, IAAnalytics, atendimento omnichanneldesign process, entre outras.

O ideal é pensar sempre em aprimorar o que já existe na empresa, para melhorar a eficiência e a qualidade, projetando o crescimento dos negócios, buscando diferenciação e competitividade, aceleração e tração a novos segmentos, mercados e modelos de negócios.

*Rodrigo Bizarro é Diretor de Tecnologia e Inovação da ART IT, especializada em soluções e serviços de TI.

Wanessa

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Reforma Tributária: cerca de 6 milhões de empresas têm apenas este ano para se adaptar às novas regras

Com o primeiro projeto de regulamentação da Reforma Tributária sancionado, o sistema tributário nacional está…

7 minutos ago

Câmara aprova PL que adapta Estatuto da Microempresa à Reforma Tributária

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou, em novembro, projeto…

10 minutos ago

STF muda regra do salário-maternidade e surpreende trabalhadores

O salário-maternidade é um dos mais importantes benefícios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro…

29 minutos ago

Vale-alimentação pode acabar? Veja as mudanças propostas

O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), que engloba os benefícios de vale-alimentação e vale-refeição,…

35 minutos ago

10 pontos para se atentar antes de abrir uma empresa em 2025

O ano começou, e com ele, o sentimento de renovação. Muitas pessoas que fizeram promessas…

36 minutos ago

Reconciliação bancária: para que serve e como fazer?

A reconciliação bancária é um processo fundamental para a gestão financeira de qualquer empresa, independentemente…

41 minutos ago