Você sabe como abrir empresa online e começar seu negócio sem burocracia?
Sim, já é possível fazer quase todo o processo pela internet, fugindo da papelada, das filas e dos termos complicados.
Graças à contabilidade online e à digitalização dos serviços públicos, sua empresa pode nascer muito mais rápido — e quanto antes você iniciar as operações, melhor.
Vamos explicar como abrir empresa online em poucos passos e aproveitar o momento para empreender.
Siga a leitura e simplifique sua estreia como empreendedor.
Se você quer entender como abrir empresa online, é porque imagina que o processo é muito mais simples pela internet, certo?
De fato, a digitalização dos trâmites ajuda a reduzir a burocracia e facilitar a vida na hora de formalizar seu negócio.
Hoje, tanto os empreendedores quanto o governo estão se adaptando à era digital, para que a abertura de novas empresas seja cada vez mais rápida, prática e eficiente.
Em dezembro de 2019, por exemplo, o governo anunciou a digitalização de quase 500 serviços, conforme divulgado pela PEGN.
Com essa mudança, operações como pedidos de aposentadoria, carteira de trabalho digital e licenças e alvarás para empresas podem ser feitos 100% online, por meio de sites e aplicativos.
De acordo com o secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro, a ideia é permitir que todos os serviços do governo fiquem disponíveis pelo celular, já que 70% dos brasileiros acessam a internet regularmente e 96% deles usam um smartphone.
Outro exemplo interessante é o da Junta Comercial de São Paulo, que inaugurou uma nova sede totalmente digitalizada, segundo informações divulgadas no site do Governo de São Paulo em outubro de 2019.
Com a modernização dos processos, os empresários do estado já podem abrir empresas de baixo risco em até 24 horas — e a previsão é de que esse tempo diminua para apenas 3 horas até 2022.
E não é apenas o governo que está acompanhando essa tendência: os escritórios de contabilidade também estão migrando para a internet e agilizando a abertura de empresas de seus clientes.
Logo, quem ganha com essas mudanças é o empreendedor, que já pode ver seu negócio funcionando muito mais rápido.
Na prática, ainda são necessários alguns passos presenciais para a abertura da empresa, como apresentação dos documentos na junta comercial, mas boa parte do processo já pode ser resolvido pela internet.
Antes de saber como abrir empresa online, é importante conhecer o cenário brasileiro do empreendedorismo.
De acordo com o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, divulgado na Valor Investe em 2020, foram abertas 2,9 milhões de empresas em 2019, contando até novembro — um crescimento de 23,3% em relação ao ano anterior.
Em outubro de 2019, o crescimento chegou a 30,8%, com a criação de mais de 300 mil empreendimentos (quase 10 mil por dia), segundo dados do mesmo indicador publicados pela Agência Brasil na época.
Já em novembro de 2019, o aumento foi de 25,5%, somando 275 mil novas empresas registradas.
Na opinião do economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, os brasileiros estão empreendendo mais por conta do baixo ritmo da economia e lentidão na geração de empregos.
Nesse momento de recuperação gradual, abrir um negócio próprio é uma forma de conquistar independência financeira sem depender do mercado de trabalho.
Em entrevista ao Valor Econômico, ele usa esses fatores para justificar o crescimento dos MEIs (microempreendedores individuais), que aumentaram 23,9% em novembro de 2019.
Já as sociedades limitadas tiveram um aumento ainda mais expressivo: 50,9% no mesmo mês.
Em relação aos setores econômicos, o campeão foi o setor de serviços, que cresceu 29,7%, seguido pela indústria (21%) e pelo comércio (11,8%).
Além disso, é importante lembrar de outro fator que facilitou a abertura de empresas e deve impulsionar ainda mais o empreendedorismo: a lei da liberdade econômica, aprovada em setembro de 2019.
Com a nova lei, os empreendedores não precisam mais de alvará para abrir negócios de baixo risco, e contam com a redução da burocracia no registro de funcionários, controle de ponto e entregar obrigações fiscais.
Segundo uma estimativa do Sebrae publicada em 2019 na PEGN, as mudanças devem contribuir para a abertura de 500 mil novas empresas por ano no país.
Ou seja: o momento é propício para investir em um negócio próprio e se juntar à onda de empreendedores — principalmente no setor de serviços.
Você já viu como abrir empresa online está se tornando tendência, agora precisa conhecer as vantagens do processo.
Veja por que é mais fácil usar a internet.
Se você não suporta a ideia de preencher papelada e pegar fila em cartórios e repartições públicas, buscar como abrir empresa online é realmente a melhor opção.
Com mais processos digitalizados, você se livra da burocracia e ganha tempo para pensar no que realmente interessa: seu plano de negócio.
Além da questão burocrática, a abertura de empresas também requer o apoio de um contador profissional, que será responsável pela preparação dos documentos necessários e formalização do negócio.
Felizmente, já é possível contratar um contador online para cuidar de todos os trâmites, com a mesma qualidade e segurança de um escritório tradicional — só que mais ágil e econômico.
Assim, você não precisa se preocupar com natureza jurídica, regime tributário e outras questões técnicas do seu negócio, deixando o processo na mão de quem realmente entende.
Outra vantagem clara da abertura de empresa online é a agilidade do processo, já que o CNPJ pode ser obtido em cerca de 15 dias úteis para empresas de serviços.
Tudo o que você terá que fazer é enviar as informações necessárias online e aguardar a preparação da documentação da sua empresa.
Enquanto os contadores tradicionais cobram honorários para abrir sua empresa, as empresas de contabilidade online podem atender você gratuitamente.
Ou seja: você só vai pagar as taxas obrigatórias do governo de acordo com seu tipo de negócio, tendo um custo-benefício muito mais atrativo.
Saber como abrir empresa online é uma vantagem e tanto para acelerar a operação do seu negócio.
Por isso, detalhamos alguns passos essenciais para fazer a abertura do seu negócio online com base no processo da Contabilix, pensando em prestadores de serviços.
Veja como é simples.
O primeiro passo para abrir empresa online é fazer seu cadastro na plataforma de contabilidade online.
Para isso, basta inserir seus dados básicos de pessoa física, como nome, senha e CPF.
Lembrando que o usuário será o responsável pela empresa.
O próximo passo é informar os dados de cada sócio (ou somente seus, se for uma empresa individual) e da própria empresa.
No caso, serão solicitadas informações como razão social, nome fantasia, endereço, RG/CPF e percentual societário.
Ao abrir a empresa online, você também deverá selecionar qual das naturezas jurídicas é mais adequada, por exemplo:
Se tiver dúvida na escolha do tipo de empresa e CNAE, você também pode pedir ajuda aos contadores responsáveis.
Depois de informar os dados necessários, você receberá os seguintes documentos preparados por contadores experientes:
Logo, você só vai precisar providenciar cópias autenticadas do RG e CPF do titular e sócios e protocolar os documentos na junta comercial — ou enviar alguém para fazer esse trabalho.
Depois de seguir esses trâmites, você só precisa aguardar o registro da empresa para obter seu CNPJ.
Se quiser uma solução ainda mais completa, você pode solicitar a consultoria tributária da Contabilix para escolher o regime mais adequado (Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido) e pagar o mínimo de impostos.
Além disso, você poderá contar com os serviços contábeis online, que permitem deixar sua empresa sempre em dia com apenas 15 minutos ao mês.
O segredo está na plataforma de contabilidade digital da Contabilix, que automatiza as rotinas e obrigações como emissão de notas fiscais, cálculo e emissão de guia de impostos, relatórios contábeis, obrigações acessórias e muito mais.
Viu como abrir empresa online pode ser mais fácil, rápido e econômico?
Então, foque no seu plano de negócio e deixe o resto com a Contabilix.
DICA EXTRA JORNAL CONTÁBIL: O primeiro passo para contadores Curso sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!
Fonte: Contabilix
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…