Quer aprender como abrir uma empresa do zero realizando todos os processos fundamentais e seguindo todas as etapas e burocracias da forma correta?
Confira abaixo as principais respostas a todas as suas dúvidas sobre abertura de empresas e um passo a passo completo de como abrir uma empresa do zero sem mistério e de forma descomplicada.
Abrir uma empresa do zero demanda alguns custos, entretanto, esses valores podem variar de estado para estado, além de sofrer variações a depender do tipo e categoria da empresa.
Em resumo, os valores com documentações e a contratação de um contador ou uma empresa de contabilidade podem variar de R$400 a R$1.500.
Confira quanto custa abrir uma empresa no Brasil com todas as taxas e documentações.
O tempo médio para abrir uma empresa no Brasil é de 1 a 5 dias. Esse tempo pode variar de estado para estado. Além disso, o formato de empresa escolhido também pode implicar na diminuição ou aumento do tempo para conclusão da abertura.
1.PLANEJAMENTO
Estude as características jurídicas do negócio e defina a natureza jurídica da empresa. Após a escolha, defina o tipo de tributação mais adequado de acordo com o provável faturamento do negócio.
2. CÓDIGO CNAE
Empresas são identificadas através do código CNAE. Para consultá-lo é necessário acessar o site do Concla IBGE. Após localizá-lo, verifique se a atividade da empresa é permitida ou impeditiva no Simples Nacional. Caso seja impeditiva, escolha outro regime, como o Lucro Presumido ou Lucro Real.
3. DOCUMENTAÇÃO
Separe todos os documentos necessários para realizar a abertura da empresa do zero.
Documentos do empreendedor:
Documentos para a empresa:
4.CONTRATO SOCIAL
O Contrato Social representa o nascimento oficial da empresa contendo todos os dados do negócio. Com todos os documentos em mãos é hora de gerar o contrato social que pode ser emitido na Junta Comercial do estado da empresa ou cartório de registro.
5.CADASTRO
Para garantir o acesso aos portais e canais da Receita Federal e Previdência, é necessário realizar o cadastro no Portal Gov.br com o contrato social em mãos.
6.VIABILIDADE
O sexto passo é solicitar a viabilidade da empresa preenchendo um formulário no site da Junta Comercial do seu estado, gerando um protocolo Redesim.
7.ABERTURA REDESIM + DBE
Com a viabilidade deferida, preencha o sistema do Coletor Nacional dentro do Redesim e gere o Documento Básico de Entrada (DBE)
8. REGISTRO – JUNTA COMERCIAL
Com o DBE gerado e documentos em mãos, realize o processo de abertura no sistema da Junta Comercial do seu estado para dar entrada no pedido de abertura da empresa. Aqui o CNPJ será gerado após o deferimento na Junta Comercial.
9.INSCRIÇÃO MUNICIPAL
Faça a Inscrição Municipal na prefeitura da cidade onde a empresa foi aberta. Para isso, leve todos os documentos gerados nos passos anteriores.
10. LICENCIAMENTO
O último passo consiste no licenciamento que autoriza a empresa a iniciar as atividades e pode ser feito no site da Junta Comercial do seu estado.
Você contador, pode ter um atalho e dominar rapidamente as rotinas e procedimentos de Abertura de empresas, alteração, encerramento de empresas, MEI, Imposto de renda e muito mais.
Se você busca conhecimento prático, conheça o curso que já formou milhares de profissionais pelo Brasil – Contador na prática
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…