Abrir uma empresa no Simples Nacional pode ser uma boa ideia para todas as empresas de pequeno porte e microempresas, desde que elas não configurem a relação dos negócios vedados previstos na lei complementar 123.
O Simples Nacionalé um regime de tributação chamado de compartilhado, pois a cobrança de impostos federais, estaduais e municipais é realizado mediante a uma única guia.
Porém, é preciso enfatizar que o cálculo dos impostos é realizado como base na apuração bruta da empresa, o percentual pode variar entre 4 a 17,42%. Empresas de serviços e comércio devem pagar tributos diferentes.
O procedimento para abrir uma empresa no Simples Nacional pode ser feito pela internet, na prática, é algo bastante fácil, pois o sistema é intuitivo. Confira!
1- Acesse o site do Simples Nacional: http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Servicos/Grupo.aspx?grp=t&area=1
2- No final da página, tem um frase dizendo: “Caso você não tenha o código de acesso, clique aqui”. O site vai te direcionar em uma página para você digitar o nome do responsável da empresa e o CNPJ.
3-Vale lembrar que para solicitar o Simples Nacional, é necessário ter o certificado digital, se a empresa ainda não tiver, é fundamental solicitar um, na própria página tem orientações.
4- Depois que tiver o acesso (eles fornecerão um número que você deve copiar), é necessário clicar em “Solicitação de Opção pelo Simples Nacional”, clique na chave ao lado;
5- Preencha todas as informações solicitadas e clique em “Sim”;
6- Depois disso, clique em “aceito” e comece a verificação;
7- Depois de tudo, clique em ” Salvar”.
Caso a resposta for “Negativa”, então significa que a empresa possui alguma restrição diante dos órgãos públicos, portanto é fundamental checar o que pode ser.
Vale lembrar que antes de solicitar o Simples Nacional, sua empresa precisa ter todos os registros e documentações formais do negócio.
Por isso, o mais indicado é solicitar a assessoria de uma contabilidade experiente para abrir uma empresa no Simples Nacional. Os profissionais são especialistas e sabem lidar diante de qualquer situação.
Na média leva de 40 a 60 dias para abrir uma empresa no Simples Nacional, embora alguns processos foram simplificados ainda existe uma burocracia diante de licenças e alvarás.
Porém, esse prazo ainda pode mudar,pois vai depender do estado e também do porte da empresa. Em alguns lugares do Brasil, as etapas são mais rápidas.
Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos.
Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, o curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!
Conteúdo original de autoria Senhor Contábil
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…