Atualmente com o crescimento do mercado online, muitas pessoas têm começado a trabalhar pela internet e estão vendendo seus produtos diretamente pela web.
Dependendo do negócio que você escolher, será possível fazer o processo todo sem sair de casa, totalmente online.
Para formalizar o seu negócio você deverá passar por algumas etapas.
Nesse conteúdo vamos falar sobre essas etapas e como você pode abrir uma empresa pela internet de forma fácil e prática.
Quer saber como? Então continue comigo para descobrir. Confira.
Sim é possível! Como mencionei acima, com o crescimento do mercado online as vendas também tem aumentado, consequentemente as empresas online também.
Com a digitalização dos trâmites, as burocracias são reduzidas, facilitando assim a formalização dos negócios.
Para formalizar a empresa a partir do MEI, o processo já será todo pela web, agora para as demais categorias de CNPJ, o processo será através de uma contabilidade online.
O processo é bem flexível proporcionando a possibilidade de abrir a empresa digital de uma maneira bem fácil.
Contabilidade online é uma empresa de contabilidade como as tradicionais, porém, com um diferencial, todo atendimento é feito pela internet.
Uma das vantagens a ser destacada sobre as empresas de contabilidade online é a agilidade com que é feito o processo. Como não é necessário sair de casa para resolver as questões de contabilidade da sua empresa ou obter orientações, o processo é bem rápido.
O serviço digital também oferece muita transparência nas atividades que estão sendo realizadas.
Na plataforma de contabilidade virtual, você vai poder cuidar de toda a contabilidade da sua empresa, em um só lugar, como por exemplo emissão de notas para controle de impostos.
Abrir uma empresa de forma online pode acelerar o processo para abertura e para a operação do seu negócio.
A seguir fiz um passo a passo simples para você entender como funciona esse processo para abertura de uma empresa online. Veja a seguir:
PASSO 1 – Separar a documentação
Para cada abertura de empresa, a Receita Federal fornece uma lista de documentação.
→ Será necessário o Contrato Social ou Requerimento de Empresário Individual ou Estatuto, em três vias;
→ Será necessário uma cópia autenticada do RG e CPF dos sócios da empresa;
→ Será necessário o requerimento padrão (Capa da Junta Comercial), em uma via;
→ Será necessária a FCN (Ficha de Cadastro Nacional) modelo 1 e 2, em uma via;
→ Pagamento de taxas através de DARF.
É a Junta Comercial que vai disponibilizar o NIRE( Número de Identificação do Registro da Empresa) para a sua empresa, basicamente o NIRE funciona como a certidão de nascimento da sua empresa.
Desde 2014 é possível usar o aplicativo COLETA ONLINE, da Receita Federal, para realizar o preenchimento do cadastro. Nesse aplicativo você vai enviar sua FCPJ (Ficha Cadastral de Pessoa Jurídica) preenchida com seus dados (razão social, endereço e ramo de atividade).
Você também vai precisar apresentar o QSA (Quadro dos Sócios e Administradores) da empresa, com todos os responsáveis na participação do capital social.
PASSO 2 – Realize o registro na junta comercial ou cartório de pessoas jurídicas
Fazer o registro da sua empresa na junta comercial ou cartório de pessoas jurídicas é essencial, é a partir desse registro que a sua empresa vai passar a existir oficialmente.
É importante ressaltar que o registro da sua empresa na junta comercial ou cartório de pessoas jurídicas deve ser realizado antes de obter o CNPJ.
PASSO 3 – Realize a inscrição do CNPJ
O CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) corresponde ao CPF da pessoa física.
A solicitação do CNPJ é feita junto à Receita Federal. Para isso, a Receita Federal disponibiliza uma aplicação específica, facilitando o processo de abertura do CNPJ.
Para solicitar o CNPJ, você deverá primeiro realizar o cadastro no sistema e informar os dados pessoais, depois será necessário salvar os dados em opções, para ser entregue na Receita Federal brasileira.
E para finalizar o cadastro você deverá repassar os dados para a RFB (Receita Federal Brasileira), basta acessar o menu documento e em seguida clicar na opção transmitir via internet.
A transição é totalmente segura, não precisa ter medo. Após isso, a Receita Federal vai encaminhar um comprovante de recebimento dos dados que foram enviados, podendo ser acompanhado através de um número de protocolo.
PASSO 4 – Defina qual é o melhor formato para empresa
O formato do negócio, em regra, está associado ao faturamento, ao ramo da atividade ou à presença ou não de sócios. Para se enquadrar a regra sua empresa deverá possuir alguns formatos. Veja a seguir quais são esses formatos:
→ Empresa de Pequeno Porte (EPP);
→ Empresa Individual;
→ Empresário Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI);
→ Microempreendedor Individual (MEI);
→ Microempresa (ME);
→ Sociedade Limitada (LTDA).
PASSO 5 – Defina qual é a atividade principal do negócio
Um outro ponto importante para abrir uma empresa na internet é definir a atividade de atuação da sua microempresa.
Para poder encontrar os CNAEs (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) disponibilizados para o seu negócio você pode consultar no FERRAMENTA CONSULTOR CNAEs.
Os CNAEs (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), basicamente é uma lista com vários códigos de atividades econômicas, com critérios disponíveis para a realização do enquadramento de uma empresa.
PASSO 6 – Defina o regime tributário
Após definir o CNAEs , você deverá definir o regime tributário da sua empresa.
A legislação brasileira, atualmente, disponibiliza 3 tipos de regimes de tributação. Cada um possui requisitos e regras específicas. Veja a seguir quais são essas 3 opções:
→ Lucro Presumido;
→ Lucro Real;
→ Simples Nacional.
PASSO 7 – Retire o alvará de localização e funcionamento
O próximo passo a ser seguido é tirar o alvará de localização e funcionamento da sua empresa. Esse documento vai permitir que você abra as portas do seu negócio.
Para obter o alvará de localização, você terá que comprovar que tem todas as condições que são estabelecidas por lei.
PASSO 8 – Realize a inscrição estadual
A grande maioria dos Estados tem um convênio com a Receita Federal, possibilitando a obtenção da inscrição estadual junto com o seu CNPJ, através do cadastro único.
PASSO 9 – Adquira um certificado virtual
O último passo a ser seguido é fundamental para poder abrir uma empresa pela internet. Adquira um certificado digital, pois é ele que vai garantir a segurança das informações de transição entre a empresa e o governo. O certificado digital também vai garantir segurança para sua identidade além da validade jurídica na internet.
Para abrir um MEI online, você não vai gastar nada, o processo é gratuito, porém, se você precisar de uma empresa individual, o seu gasto poderá ser em em média R $1.500,00.
Existem vantagens em abrir uma empresa online em comparação com o processo físico. Abaixo veja algumas vantagens de fazer uma abertura de empresa online, confira:
Hoje você descobriu como abrir uma empresa pela internet, quais as vantagens e facilidades vai ter ao realizar esse processo pela internet.
O processo é bem rápido e poderá ser obtido em poucos dias. Espero que tenha gostado das dicas e das informações. Se tiver alguma dúvida deixe nos comentários. Até a próxima.
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