Photo by @photoroyalty / freepik
Para que haja a manutenção do pagamento dos benefícios previdenciários é preciso que, a cada ano, os aposentados e pensionistas inscritos no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) atualizem os cadastros da denominada ‘prova de vida’.
É por este meio que os seguros disponibilizados são assegurados, no entanto, o procedimento foi alterado desde o início deste ano com a chegada da pandemia da Covid-19, tendo sido suspenso até o mês de novembro.
Agora, os beneficiários precisam se organizar para realizar a prova de vida até o próximo mês, no intuito de garantir o recebimento do seguro do mês de janeiro em diante, uma vez que este se trata de um processo obrigatório tanto no Brasil quanto no exterior.
Para realizar a prova de vida, o segurado precisa se dirigir à instituição bancária pela qual recebe o benefício, no entanto, é necessário agendar esta visita através do aplicativo Meu INSS, isso porque, mesmo que os primeiros atendimentos estejam previstos para acontecer somente de dezembro em diante, o sistema já liberou a marcação de horários.
Sendo assim, o beneficiário precisará comparecer à agência no dia marcado munido de documentos pessoais como, a carteira de identidade, de trabalho ou a Nacional de Habilitação (CNH).
Vale mencionar que algumas agências já estão equipadas com a tecnologia de biometria, possibilitando um novo formato de prova, além disso, aqueles segurados que não estiverem em condições de comparecer à uma agência bancária, seja devido à dificuldades de locomoção ou doença, devem solicitar que um terceiro realize a prova por ele, mediante a apresentação de uma procuração devidamente cadastrada junto ao INSS.
Neste caso, o procurador também precisa fazer o agendamento prévio no site ou aplicativo Meu INSS.
É importante lembrar que, devido à pandemia do novo coronavírus, o INSS solicita que todo segurado que comparecer à uma das unidades esteja obrigatoriamente usando máscaras faciais de proteção e, se possível, que não vão acompanhados.
Em contrapartida, o INSS se compromete a disponibilizar álcool em gel 70% para a higienização das mãos tanto dos segurados quanto dos funcionários, além de aferir a temperatura logo na entrada do estabelecimento.
Todos os cidadãos presentes nas unidades também devem respeitar o distanciamento mínimo de um metro e meio para evitar aglomerações no local e, assim, combater a disseminação da Covid-19.
O aplicativo Meu INSS também apresenta informações sobre todos os serviços disponíveis e que podem ser realizados remotamente sem precisar comparecer à uma das agências.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Laura Alvarenga
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…