Como aplicar o marketing na área da saúde

Especialmente na área da saúde, nos últimos tempos, podemos ver o crescimento do uso do marketing como uma maneira de aumentar a gama de clientes e melhorar e consequentemente, aumentar o desempenho nos negócios.

Mas antes de chegar a essa etapa, é necessário entender como que essa ferramenta pode fazer com que as empresas tenham um público fiel e que possa ser também promover este local.

Muitos não sabem, mas há uma série de fatores que comprometem a visão de uma pessoa sobre determinado negócio, mas a tudo pode ser aplicado o marketing, visando melhorias para o próprio ambiente e também uma percepção mais positiva.

Confira algumas dicas que eu separei que irão te ajudar neste processo:

Preço é diferente de valor

As pessoas costumam achar os produtos das clínicas são caros. Para isso, eu faço um comparativo entre preço e valor. Primeiro, pensamos no conceito geral e amplo de marketing e depois disso associamos marketing a resultados financeiros.

Quando falo de resultado financeiro os profissionais respondem que os consumidores acham os produtos como consultas, tratamentos odontológicos, clareamentos, lasers, entre outras coisas, caros.

É preciso entender que toda vez que alguém confundir algo com caro ou barato, usando esses termos, é provavelmente porque o valor desse produto não é visível para o cliente.

Como mostrar valor aos pacientes

A relação da percepção do cliente, quando ele acha um determinado produto, caro ou barato, é porque o valor não foi demonstrado. Mas como é possível mostrar valor aos pacientes? Primeiro, é fundamental entender quais são as principais necessidades, ou seja, o que ele precisa, sendo que muitas vezes o problema a ser resolvido não está diretamente relacionado a uma determinada especialidade.

Às vezes, ele precisa de um estacionamento, para que ele consiga parar o carro com mais facilidade, ou perceber que o ambiente é um local organizado, com uma equipe bem treinada, engajada e envolvida ou até mesmo analisar o marketing digital e para identificar se aquela linguagem  é coerente com o que é apresentado na clínica.

Entenda o seu cliente

Além dessas questões, é importante focar também na qualificação técnica. Mas infelizmente, a percepção dos clientes para esse fator é muito inferior em relação a do dono do negócio, que conhece o mercado e os produtos.

Se o cliente valoriza a água gelada, o estacionamento, o pós-venda, o atendimento excepcional da equipe, a cordialidade, a postura, é preciso entendê-lo e oferecer o que ele quer.

Tenha um investimento consistente

É importante lembrar que esse investimento deve se estabelecer no lugar certo, que é onde o público que deseja alcançar está.

E, além disso, é essencial crer no marketing boca a boca, quando os clientes passam a indicação do negócio baseados nas suas visões. É assim que uma informação se torna viral. A partir desse movimento, o marketing é ainda mais efetivo.

Por: Dr. Éber Feltrim, especialista em gestão de negócios para a área da saúde começou a sua carreira em Assis.

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Consulta ao PIS/Pasep 2025 liberada HOJE. Veja onde conferir!

A partir de hoje, quarta-feira, dia 05, os trabalhadores brasileiros já podem consultar informações relativas…

24 minutos ago

5 Alternativas de Empréstimos Sem Comprovação de Renda e Análise de Crédito

Com o início do ano, muitos indivíduos aproveitam para revisar suas finanças e estabelecer novas…

1 hora ago

Corinthians Propõe Plano de Pagamento de Dívidas e Busca Estabilidade Financeira e Fiscal

O Sport Club Corinthians Paulista, um dos clubes de futebol mais populares do Brasil, anunciou…

1 hora ago

MEI 2025: entenda o limite de faturamento para não ser excluído

Para se manter como Microempreendedor Individual (MEI) em 2025 é preciso entender as diversas regras…

1 hora ago

Alerta: Benefício do INSS pode ser Suspenso por falta de Saque, Entenda!

Uma informação importante, mas que nem todos os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social…

1 hora ago

Dirbi: 45 Novos Benefícios Fiscais na Mira da Receita Federal

A Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária (Dirbi) acaba de passar…

2 horas ago