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Como atrair clientes pela internet: as 5 táticas mais eficientes

Por que algumas empresas conseguem atrair clientes pela internet regularmente, enquanto outras dificilmente recebem contatos de pessoas interessadas? O que elas fazem de tão diferente? 

Se você tem dúvidas sobre como atrair clientes pela internet para a sua empresa, neste artigo você verá que isso não precisa ser um desafio. 

Gustavo Matera é um especialista em prospecção de clientes na internet. CEO da agência Marketing Objetivo, ele já ajudou empresas de diversos segmentos e setores no desenvolvimento de táticas para acelerar a captação de clientes pelo meio digital.   

Neste artigo Gustavo revela são as táticas mais eficientes para ele captar novos negócios para a agência de marketing digital e para os seus clientes. Essas técnicas para atrair clientes podem (e devem) ser aplicadas em qualquer empresa que presta serviços B2B ou B2C

Conheça agora as 5 melhores técnicas para divulgação do seu negócio na web e comece a atrair consumidores potenciais, reais e fiéis, de forma constante e em escalas cada vez maiores. Aproveite a leitura!

As duas formas de se atrair clientes pela internet

Para conquistar novos clientes pela internet, você precisa investir (tempo e/ou dinheiro) em Marketing digital

Marketing digital é uma série de estratégias e táticas online, englobadas em um planejamento estratégico para atingir os objetivos de marketing de uma empresa, negócio ou pessoa. 

Os objetivos de marketing estão relacionados ao que se deseja alcançar, como por exemplo, aumentar o reconhecimento da marca, capturar leads, atrair novos clientes, entre outros. 

Para alcançar tais objetivos, são implementadas diversas táticas através de criação de site, marketing de conteúdo, campanhas de tráfego pago e outras. 

Essas táticas são divididas em duas formas de se conquistar clientes na Web. Uma maneira orgânica e uma maneira paga.

Forma orgânica de atrair clientes

Excelentes estratégias podem ser utilizadas para se atrair clientes de forma orgânica. Não podemos dizer que essa forma é gratuita, pois deverá ser realizado investimentos para que ela tenha o desempenho correto, mas o seu investimento em comparação com a forma paga é bem menor. As táticas orgânicas são SEO, Marketing de Conteúdo, Blog, entre outras. 

É preciso entender que a forma orgânica para atrair clientes é bastante eficaz a partir de um longo prazo, e é aí que muitos empreendedores não conseguem enxergar seus benefícios. 

Segundo Gustavo, você não deveria deixar de investir no crescimento orgânico, pois os frutos serão colhidos no futuro e serão muito melhores do que a forma paga de atrair clientes. No tráfego orgânico, geralmente, os leads são mais qualificados e o retorno do investimento (ROI) é muito melhor.

Forma paga de atrair clientes

O grande diferencial da forma paga para captar clientes é a velocidade com que isso ocorre. Através de estratégias de Anúncios e Publicidade você conseguirá fazer um crescimento rápido da sua carteira de clientes. Você deve entender que o seu ganho de clientes é diretamente proporcional a quanto você investir. 

Dessa maneira, com essas duas estratégias esclarecidas podemos dar continuidade a como atrair clientes pela internet para a sua empresa.

1 – Uma Boa Presença Online para Atrair Clientes

Assim como em um negócio “offline”, o seu negócio precisa se fazer presente na internet para ser visto pelos seus clientes. Afinal de contas, eles precisam te encontrar. 

Funciona como em um supermercado, se você estiver na prateleira ao alcance dos olhos do consumidor, possuir atratividade na comunicação do seu produto e um preço competitivo, suas chances de atrair o cliente crescem exponencialmente. 

O mesmo acontece na internet. 

É preciso marcar presença nesse território e isso significa: Ter um site – adaptado para mobile -, possuir perfis nas redes sociais, um canal no YouTube (se fizer sentido e se for possível), ter um Blog com conteúdo relevante e, principalmente, estar presente na busca do Google. 

O Google é o ponto de partida para a busca de mais de 90% das pessoas na internet, segundo o Search Engine Journal. Por isso, é fundamental que você garanta sua presença nele! 

Uma forma bem legal e, muitas vezes, negligenciada, de se fazer presente no Google é através do Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita do Google que possibilita às empresas gerenciarem a sua presença na página do buscador e, também, no Google Maps. 

 Informações como uma descrição dos serviços, contatos, horários de atendimento, fotos, podem ser incluídas no cadastro da sua empresa. 

Assim, é possível ter um grande destaque quando fizerem uma busca pela sua empresa ou por alguma palavra-chave relacionada ao seu negócio. 

Veja como a sua empresa pode ser exibida quando você tem o Google Meu Negócio:

Google Meu Negócio da Agência Marketing Objetivo

2 – Conteúdos Estratégicos Para Captar Clientes

Por que conteúdo é tão importante para atrair clientes? Ora, porque quando estão com alguma necessidade ou com problema, as pessoas costumam fazer o quê? Uma pesquisa! 

Elas pesquisam no Google, no Youtube e nas redes sociais soluções para as suas necessidades e seus problemas. 

Conteúdo é tudo por aqui! 

Dessa maneira, é preciso que você invista em Marketing de Conteúdo, ou seja, crie conteúdo estratégico para atingir o seu público da maneira correta e no momento certo. 

Conteúdos para atrair clientes – aborde os problemas dos seus clientes, mostre suas características, causas, apresente outros casos parecidos, mostre possíveis soluções e etc. 

Além disso, é preciso otimizar o seu conteúdo com técnicas de SEO – Search Engine Optimization, para que o seu conteúdo seja encontrado pelos potenciais clientes nos sites de buscas. 

Segundo a ImForza, 75% dos usuários simplesmente não clicam nos resultados das segundas páginas das buscas. Quer motivo maior para você estar na primeira página? 

Estando na primeira página e na primeira posição dos buscadores, nas palavras-chaves do seu negócio, você aumentará exponencialmente as suas chances de atrair clientes pela internet. 

Por exemplo, se você é contador, sua intenção deveria ser que quando o usuário digite “regime de competência e regime de caixa” no Google, a sua empresa apareça na primeira página e nas primeiras posições. 

Uma excelente ferramenta gratuita que pode te auxiliar nas primeiras análises de SEO é o Ubersuggest. 

Com ele é possível descobrir as principais palavras-chaves do seu negócio e, assim, criar conteúdo relevante. Além disso, é possível verificar como você pode melhorar o desempenho do seu site junto ao SEO.

3 – Distribuição de conteúdos

 Além de produzir conteúdo, é preciso que ele esteja disponível para o seu cliente

E como você pode fazer isso? 

Como já foi falado, é preciso que você esteja presente nas Redes Sociais. Dê preferência para as redes onde o seu público atua. Assim, o seu foco será melhor. Faça uma análise do seu Target e da concorrência e esteja presente onde eles estão.

A partir daí, é necessário que o conteúdo produzido para o site seja compartilhado nas redes sociais. Assim, você consegue atrair clientes potenciais para o seu negócio utilizando diferentes canais. 

Além disso, não esqueça de manter um bom relacionamento e envolvimento com os seus seguidores. É fundamental que você responda os comentários e mensagens o mais rápido possível e de forma transparente. 

4 – Use Links Patrocinados para acelerar a atração de novos consumidores

Como já mencionado, quando há intenção de compra, os usuários recorrem ao Google. 

Dessa forma, é nele que a sua empresa deve estar. E segundo, uma pesquisa realizada pelo GE Capital Retail’s Bank, 81% dos clientes fazem pesquisas online antes de fazer compras. 

Assim, uma ótima estratégia é o uso de Links Patrocinados, também conhecido por Google Ads, que pode ser realizado das seguintes formas:

●     Rede de pesquisa

●     Rede de display

●     Google Shopping – excelente para quem possui e-commerce

●     Remarketing feito com o Google Adsense

Para clarear ainda mais as suas ideias, confira um ótimo vídeo do Adriano Gianini, especialista em Google Ads. 

https://www.youtube.com/watch?v=GlyVdERU6Xs (embedar o vídeo)

5 – Aumente o alcance dos Posts no Facebook e Instagram

Essa também é uma estratégia paga que você pode e deve utilizar para alcançar um maior número de clientes. 

A grande maioria da população brasileira está presente nas Redes Sociais Facebook e Instagram. Dessa forma, inclusive se o seu produto for algo bem específico, é possível encontrar clientes e fazer conversão nessas redes sociais. 

Através do gerenciador de anúncios, é possível segmentar o seu público, selecionar bem quem você deseja atingir e assim dar o tiro no certo no alvo, ou seja, atrair o seu cliente. 

Com o Impulsionamento dos posts, se consegue aumentar o alcance das publicações e assim, causar engajamento, envolvimento e, consequentemente, conversões. 

Uma boa estratégia para utilizar da maneira correta o Facebook e o Instagram é escolher os seus próprios posts que tiveram mais engajamento e patrociná-los. Ou então, escolher os posts dos seus concorrentes que tiveram mais engajamento e fazer algo semelhante. 

O próprio facebook disponibiliza um tutorial para realizar o impulsionamento de posts, vale a pena conferir!

Conclusão

Seguindo as recomendações deste artigo, você terá sucesso em atrair clientes e irá melhorar os resultados da sua empresa exponencialmente. 

Crie os conteúdos e faça suas campanhas de tráfego pago com consistência. De acordo com estudos de Neurociência, tendemos a escolher por aquilo que está mais presente em nossa memória. Mais do que estar presente na internet, o seu objetivo deve ser estar presente na mente do seu potencial cliente.

Mas não basta atrair clientes. É preciso convertê-los, ou seja, fazê-los comprar da sua empresa. Por isso, é necessário que você disponibilize, de forma bem clara, como os clientes poderão comprar da sua empresa, entrar em contato para tirar dúvidas e, também, o endereço do estabelecimento físico, se houver.

Espero que você tenha gostado desse artigo. Comente o que achou e se ficou alguma dúvida. Aproveite para compartilhar!

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Wanessa

Redação Jornal Contábil

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