Chamadas

Como bloquear Pix de aparelho de celular roubado?

Pix é o meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro. O Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.

Agora imagina os seus dados no Pix no celular que você usa para fazer as transferências, e de repente, o aparelho é roubado. Foi justamente a chegada dessa nova ferramenta que fez aumentar os roubos de celular.

O Banco Central tem feito uma verdadeira batalha para conseguir caminhos que impeçam os ladrões de ter acesso a contas de clientes que usam o Pix. Uma das primeiras ações foi em 2021 quando criaram um limite durante o período da noite (entre 20 horas e 6 horas) quando só é possível transferir somente o valor de até R$ 1 mil. Essa medida foi uma forma encontrada pelo BC para evitar transações criminosas que aconteciam justamente neste horário.

Quando o seu celular for roubado, uma das primeiras iniciativas que você precisa tomar é ligar para o banco e pedir o bloqueio do aplicativo e de transferências. Os aplicativos que possuem informações de e-mails precisam ter sua senha alterada de forma rápida.

Também não esqueça de avisar a operadora do seu celular que o aparelho foi roubado. Isso evitará os golpes via WhatsApp, quando o ladrão usa o número do proprietário do celular para pedir dinheiro para os contatos dele.

Mecanismo Especial de Devolução

“O Mecanismo Especial de Devolução (MED) entra em cena nos casos de fundada suspeita de fraude, sejam elas identificadas ativamente pelas próprias instituições envolvidas ou quando um usuário faz um Pix mas logo em seguida se dá conta de que foi vítima de um golpe. Nesse tipo de situação, é preciso registrar um boletim de ocorrência e avisar imediatamente a instituição pelo canal de atendimento oficial, como SAC ou Ouvidoria. No ambiente Pix nos aplicativos dos bancos, há um link direto para o canal a ser utilizado para registrar a reclamação”, informou o Banco Central.  

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

8 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

9 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

11 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

12 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

13 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

14 horas ago