INSS

Como calcular o valor da minha aposentadoria?

Enfim chegou a época de se aposentar! Depois de décadas de um trabalho árduo e diário, finalmente o merecido descanso de uma longa jornada. 

Mas aí podem surgir as dúvidas quanto ao valor do benefício. Como calcular? Como saber ao certo se o valor correto está sendo pago? Como fazer para solicitar o benefício?

Afinal, foram anos de trabalho fazendo sol ou chuva, se privando de estar com a família e até mesmo ao lazer para poder ter um futuro garantido na velhice. Nesta leitura vamos elucidar um pouco essas questões.

Qual o valor do meu benefício?

A primeira informação que você precisa saber é que o valor da sua aposentadoria é uma média dos seus salários. Outro dado importante é se você se aposentou com as regras antes da Reforma de 12/11/2019 ou depois.

Mas, via de regra, é considerada uma média de 100% dos salários. Antes da reforma, era descartado 20% dos salários menores. Contudo, o INSS determina um valor limite chamado de teto previdenciário ou teto máximo que é o valor máximo permitido que a pessoa poderá receber. Esse teto é reajustado anualmente, assim como o salário mínimo.

Saiba, então, que o teto máximo do INSS este ano de 2021 está em R$ 6.433,57, ou seja, esse é o valor máximo que o trabalhador pode receber de aposentadoria este ano.

É bem complicado dizer o valor correto que o trabalhador vai receber de aposentadoria, pois esse resultado dependerá da soma de todo período de contribuição ao INSS. Porém, o segurado que queira receber o teto máximo, deve realizar suas contribuições com base no próprio teto, ou seja, R$ 6,433,57.

Designed by @katemangostar / freepik

Cálculo da renda de uma aposentadoria

Como mencionamos anteriormente, o cálculo da aposentadoria sofreu uma mudança extremamente importante com a Reforma da Previdência Social.

Atualmente os cálculos para aposentadoria do INSS consideram uma média de todas as contribuições calculadas a partir de julho de 1994, quando foi instaurado o plano Real, com uma média de 100% das contribuições.

Com a apuração da média será encontrado a Renda Mensal Inicial (RMI) sendo necessária a aplicação de uma alíquota que é correspondente em regra a 60% + 2% ao ano ultrapassado de contribuição, considerando assim 15 anos de contribuição para as mulheres e 20 anos para os homens.

Caso o segurado queira se aposentar com o teto máximo é necessário contribuir por 35 anos no caso das mulheres e para as pessoas que se aposentarem com 20 anos de trabalho ele poderá fazer jus apenas a 60 % do valor.

Então, relembrando, que quem reuniu os requisitos para a aposentadoria antes da vigência da Reforma entra com a regra de cálculo da média dos 80% maiores salários. Após a Reforma é considerado 100% das contribuições.

Sugerimos que se você está prestes a dar entrada na papelada, procure um advogado especialista para lhe orientar.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

ANA LUZIA RODRIGUES

.

Luana Borges

Bacharel em Direito e atualmente auxiliar de redação do Jornal Contábil é responsável pela publicação de conteúdos no portal.

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

41 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

13 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago