Maior erro de qualquer empresa é não saber formar como calcular o preço de venda do produto ou serviço corretamente, isso além de gerar prejuízos leva a empresa a endividar até fechar as portas.
Muitos empresários erram ao formar o preço final de seu produto ou serviço, por acreditar que está tendo margem de lucro na negociação.
O grande problema, é que muitos acreditam que o Mark-Up aplicado é exatamente a Margem de Lucro e que está ganhando, devemos tomar muito cuidado sobre isso.
Inicialmente gostaria de apresentar a sobre o Mark-up:
Ele é responsável para cobrir todos os custos e despesas (inclusive impostos) e o mais importante, gerar a margem de lucro que toda empresa necessita ter para o crescimento.
O mark-up podemos calcular para obter um índice para aplicar sobre o custo do produto ou até mesmo um percentual.
Porém, para conseguirmos ter eficiência no cálculo do nosso Mark-up, precisamos saber em percentual quanto representa as nossas despesas e impostos sobre a receita bruta (faturamento), ou conhecer as Despesas Fixas Impostos em valor (R$).
Como você irá identificar este percentual?
Através de sua escrituração contábil, é possível ter a Demonstração de Resultado, mais conhecida como DRE. Neste relatório de extrema importância, você irá fazer uma Análise Vertical, ou seja, iremos conseguir identificar o percentual das despesas e impostos sobre o faturamento.
Abaixo temos um exemplo de uma DRE e os seus respectivos percentuais:
DRE | AV | |
RECEITA BRUTA | R$150 000,00 | 100,00% |
(-) IMPOSTOS S/ VENDA | -R$30 000,00 | 20,00% |
(=) RECEITA LÍQUIDA | R$120 000,00 | 80,00% |
(-) CUSTO DE MERCADORIA VENDIDA | -R$60 000,00 | 40,00% |
(=) LUCRO BRUTO | R$60 000,00 | 40,00% |
(-) DESPESAS ADMINISTRATIVAS | -R$22 500,00 | 15,00% |
(-) DESPESAS C/ VENDAS | -R$15 000,00 | 10,00% |
(=) RESULTADO | R$22 500,00 | 15,00% |
Como podemos observar na DRE acima, conseguimos identificar o percentual sobre a receita bruta referente aos Impostos (20%) e Despesas (25%). Esses percentuais irão compor a fórmula para chegarmos ao Mark-up.
O último fator é o mais importante é a MARGEM DE LUCRO que deseja obter. Neste exemplo iremos utilizar uma margem de 15%.
Vamos a Fórmula:
Markup = | 1 | |
(100%-%despesas – %impostos – %margem de lucro) / 100 |
Markup = | 1 | |
(100%-15%-10% -20%-15%) / 100 |
Markup = | 1 | |
40% / 100 |
Markup = | 1 | |
0,40 |
Mark-up= 2,5
que é igual a dizer que o Mark-up é igual a 250%
Pronto chegamos no índice do Mark-up.
Agora vamos formar o nosso preço de Venda utilizando esse mark-up
O próximo passo é conhecer qual é o custo unitário do seu produto que será revendido.
Vamos dar um exemplo:
A Empresa ZWC revende Cadeiras, o preço de aquisição da mesma, já incluso fretes sobre a compra é de R$ 15,00 por unidade.
Quando temos o valor do custo unitário, apenas iremos multiplicar o mark-up em índice pelo preço de custo que iremos chegar no preço de venda.
Vamos a Fórmula:
Preço de Venda = | Custo Unitário x Mark-up |
Preço de Venda= R$ 15,00 x 2,5
Preço de Venda= R$ 37,50
Vamos analisar.
Quem nunca ouviu alguém dizer, “nossa como pode, a loja x está roubando da gente, paga apenas 15 reais, e nos vende por 37,50, ganha 250%”.
Mas, como podemos ver, existe uma grande diferença entre o Mark-up e Margem de Lucro.
Vamos falar sobre Margem de Lucro.
Esse preço de venda irá gerar lucro e dinheiro?
A margem de Lucro é responsável por gerar riqueza, aumentando o patrimônio da empresa, e consequentemente, renumerando os sócios.
Uma empresa lucrativa, mantém viva no mercado, caso esse lucro se torne em caixa, assim, contribui para gerar empregos, contribui para o PIB e também, remunera os investidores.
Todas a empresas, possui investimentos, custos variáveis, custos fixos, despesas variáveis e despesas fixas. Portanto, os donos de negócios, não podem esquecer de conhecer sobre essas variáveis, para identificar se está tendo lucro ou não, por isso, a formação de um preço correto é essencial para o crescimento de um negócio.
Outro detalhe importante
Quem define o preço na maioria dos casos é o mercado, por isso, temos que calcular o resultado da empresa, ou seja, se o preço do mercado, não está sendo sustentável, para cobrir os seus custos, despesas e consequentemente não gerando lucro, é preciso identificar onde está o problema, por exemplo:
São minhas despesas que estão altas?
Solução: devemos definir ações para reduzir
O custo direto de aquisição do produto ou matéria prima está caro?
Solução: devemos procurar outro fornecedor
Logo, a importância da escrituração contábil para analisar os números, irá contribuir para uma melhor tomada de decisão.
Além, deste aspecto, para calcular a formação do melhor preço de venda, é importante você conhecer a tributação do seu produto, por isso é importante fazer um Planejamento Tributário correto de sua empresa.
Utilizando os mesmo dados para a formação do Mark-up, percebemos que a margem de lucro foi de 15%.
Um mark-up de 250% gerou apenas 15% de lucro. Dependo do negócio, pode ser muito, para outro pode ser muito baixo, precisando tomar medidas para melhorar o resultado.
Neste exemplo, foi considerado números e uma empresa hipotética, na prática, os impactos de impostos sobre o Lucro, ou sobre a Receita pode ser diferente.
Via Consultoria NWC