Como calcular preço de venda do produto ou serviço?

Maior erro de qualquer empresa é não saber formar como calcular o preço de venda do produto ou serviço corretamente, isso além de gerar prejuízos leva a empresa a endividar até fechar as portas.

Muitos empresários erram ao formar o preço final de seu produto ou serviço, por acreditar que está tendo margem de lucro na negociação.

O grande problema, é que muitos acreditam que o Mark-Up aplicado é exatamente a Margem de Lucro e que está ganhando, devemos tomar muito cuidado sobre isso.

Inicialmente gostaria de apresentar a sobre o Mark-up:

Ele é responsável para cobrir todos os custos e despesas (inclusive impostos) e o mais importante, gerar a margem de lucro que toda empresa necessita ter para o crescimento.

O mark-up podemos calcular para obter um índice para aplicar sobre o custo do produto ou até mesmo um percentual.

Porém, para conseguirmos ter eficiência no cálculo do nosso Mark-up, precisamos saber em percentual quanto representa as nossas despesas e impostos sobre a receita bruta (faturamento), ou conhecer as Despesas Fixas Impostos em valor (R$).

Como você irá identificar este percentual?

Através de sua escrituração contábil, é possível ter a Demonstração de Resultado, mais conhecida como DRE. Neste relatório de extrema importância, você irá fazer uma Análise Vertical, ou seja, iremos conseguir identificar o percentual das despesas e impostos sobre o faturamento.

Abaixo temos um exemplo de uma DRE e os seus respectivos percentuais:

DRE AV
RECEITA BRUTA R$150 000,00 100,00%
(-) IMPOSTOS S/ VENDA -R$30 000,00 20,00%
(=) RECEITA LÍQUIDA R$120 000,00 80,00%
(-) CUSTO DE MERCADORIA VENDIDA -R$60 000,00 40,00%
(=) LUCRO BRUTO R$60 000,00 40,00%
(-) DESPESAS ADMINISTRATIVAS -R$22 500,00 15,00%
(-) DESPESAS C/ VENDAS -R$15 000,00 10,00%
(=) RESULTADO R$22 500,00 15,00%

 

Como podemos observar na DRE acima, conseguimos identificar o percentual sobre a receita bruta referente aos Impostos (20%) e Despesas (25%). Esses percentuais irão compor a fórmula para chegarmos ao Mark-up.

O último fator é o mais importante é a MARGEM DE LUCRO que deseja obter. Neste exemplo iremos utilizar uma margem de 15%.

Vamos a Fórmula:

 

Markup = 1
(100%-%despesas – %impostos – %margem de lucro) / 100

 

Markup = 1
(100%-15%-10% -20%-15%) / 100

 

Markup = 1
40% / 100

 

Markup = 1
0,40

Mark-up= 2,5

que é igual a dizer que o Mark-up é igual a 250%

Pronto chegamos no índice do Mark-up.

Agora vamos formar o nosso preço de Venda utilizando esse mark-up

O próximo passo é conhecer qual é o custo unitário do seu produto que será revendido.

Vamos dar um exemplo:

A Empresa ZWC revende Cadeiras, o preço de aquisição da mesma, já incluso fretes sobre a compra é de R$ 15,00 por unidade.

Quando temos o valor do custo unitário, apenas iremos multiplicar o mark-up em índice pelo preço de custo que iremos chegar no preço de venda.

Vamos a Fórmula:

Preço de Venda = Custo Unitário x Mark-up

Preço de Venda= R$ 15,00 x 2,5

Preço de Venda= R$ 37,50

Vamos analisar.

Quem nunca ouviu alguém dizer, “nossa como pode, a loja x está roubando da gente, paga apenas 15 reais, e nos vende por 37,50, ganha 250%”.

Mas, como podemos ver, existe uma grande diferença entre o Mark-up e Margem de Lucro.

Vamos falar sobre Margem de Lucro.

Esse preço de venda irá gerar lucro e dinheiro?

A margem de Lucro é responsável por gerar riqueza, aumentando o patrimônio da empresa, e consequentemente, renumerando os sócios.

Uma empresa lucrativa, mantém viva no mercado, caso esse lucro se torne em caixa, assim, contribui para gerar empregos, contribui para o PIB e também, remunera os investidores.

Todas a empresas, possui investimentos, custos variáveis, custos fixos, despesas variáveis e despesas fixas. Portanto, os donos de negócios, não podem esquecer de conhecer sobre essas variáveis, para identificar se está tendo lucro ou não, por isso, a formação de um preço correto é essencial para o crescimento de um negócio.

Outro detalhe importante

Quem define o preço na maioria dos casos é o mercado, por isso, temos que calcular o resultado da empresa, ou seja, se o preço do mercado, não está sendo sustentável, para cobrir os seus custos, despesas e consequentemente não gerando lucro, é preciso identificar onde está o problema, por exemplo:

São minhas despesas que estão altas?

Solução: devemos definir ações para reduzir

O custo direto de aquisição do produto ou matéria prima está caro?

Solução: devemos procurar outro fornecedor

Logo, a importância da escrituração contábil para analisar os números, irá contribuir para uma melhor tomada de decisão.

Além, deste aspecto, para calcular a formação do melhor preço de venda, é importante você conhecer a tributação do seu produto, por isso é importante fazer um Planejamento Tributário correto de sua empresa.

Utilizando os mesmo dados para a formação do Mark-up, percebemos que a margem de lucro foi de 15%.

Um mark-up de 250% gerou apenas 15% de lucro. Dependo do negócio, pode ser muito, para outro pode ser muito baixo, precisando tomar medidas para melhorar o resultado.

Neste exemplo, foi considerado números e uma empresa hipotética, na prática, os impactos de impostos sobre o Lucro, ou sobre a Receita pode ser diferente.

Via Consultoria NWC

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

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