Muitas vezes, trabalhadores ficam suscetíveis a lideranças que estipulam cobranças excessivas, de modo que determinam metas que simplesmente não condizem com a realidade.
Nestes ambientes de trabalho, também é comum encontrar pressões psicológicas, tais como ameaças de demissão, ou até mesmo regras e funções que mudam repentinamente.
Por vezes os empregadores optam por uma alta cobrança, no intuito de gerar mais lucros e assim garantir a sobrevivência do seu negócio. Contudo, isto pode gerar uma frustração mediante a quebra de expectativas, acarretar inseguranças para futuro, e consequentemente uma insatisfação de ambas as partes.
Acontece que tais conjunturas, além de prejudicar diretamente a saúde mental e por vezes física do trabalhador, ameaçam a produtividade da empresa. Ambientes marcados por este clima tensão, pode levar dos mais variados distúrbios psicológicos ao empregado. Dentre os mais comuns estão:
Em especial, esta última listada vem sendo cada vez mais comum. Ela é marcada por uma alta exaustão do trabalhador, em decorrência de situações desgastantes envolvendo o trabalho. Dentre os sintomas estão: estresse, esgotamento físico e desequilíbrio emocional.
Além dos problemas gravíssimos à saúde do trabalhador, implementar metas impossíveis e não traçar nenhuma estratégia para motivar os funcionários pode levar a uma crise no sistema organizacional e de produção da empresa, e consequentemente acarretando um futuro incerto para o negócio.
Em resumo e como já dito anteriormente, este ambiente irá gerar uma insatisfação generalizada, de modo que afeta o empregado e o empregador.
No caso da empresa, é essencial moldar estratégias e planos, comunicando previamente aos funcionários sobre isto. Além de dar espaço aos trabalhadores para colocar suas opiniões, exporem suas dúvidas e problemas para com a empresa. Se possível, contratar profissionais especializados para trato junto ao trabalhador, como é o caso dos setores de RH (Recursos Humanos).
Em relação ao funcionário, procure o setor de RH (se houver) e apresente sua condição Caso a empresa não conte com este setor, tente entrar em um acordo sobre as questões que o deixam insatisfeito. Se nenhuma das soluções for possível, é recomendado buscar alternativas externas.
Lembrando, que a legislação brasileira, prevê diversas regras de proteção ao trabalhador. Muitas vezes, o empregado se vê obrigado a pedir demissão e acaba não recebendo todas as verbas que ele teria direito, no caso de uma dispensa sem justa causa.
Diante disso, caso sua atividade de trabalho tenha gerado consequências a sua saúde, acionar a esfera judicial é uma opção. Nestas situações, é de suma importância, buscar o acompanhamento de um advogado trabalhista, pois, este profissional, analisará o seu caso e moldará as melhores estratégias para lidar com a situação.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…