Imagem de Lalmch por Pixabay
A pensão por morte é um importante benefício previdenciário deixado para os familiares do segurado falecido. Contudo, dentre as regras e condições para garantir acesso ao benefício, uma em questão é de fundamental importância é a comprovação da dependência econômica.
Porém, quando se fala em comprovação de dependência econômica para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), muita gente fica em dúvida sobre o que pode ou não ser apresentado para garantir a concessão do benefício.
Se você também tem essa dúvida sobre o que pode ser utilizado como prova de dependência econômica de modo a garantir o acesso à pensão por morte, este artigo é para você.
De antemão podemos esclarecer que, no caso dos companheiros, cônjuges e filhos não é preciso comprovar a dependência econômica do falecido para a concessão da pensão por morte. Nesses casos a dependência econômica é presumida.
Em outras palavras, o fato de você já ser casado, estar em uma união estável ou ser filho menor de 21 anos, já é motivo suficiente para garantir a concessão da pensão por morte.
Logo, quando você for requerer o pedido da pensão por morte, será preciso apenas apresentar a Certidão de Casamento ou de União Estável. Para os filhos basta apresentar a Certidão de Nascimento que contenha o nome do falecido.
Para que filhos maiores de 21 anos possam continuar recebendo a pensão por morte, é obrigatório que o mesmo tenha algum tipo de deficiência grave, onde o benefício será pago enquanto durar a deficiência.
Neste caso, para requerer a pensão por morte será preciso apresentar documentos que comprovem a condição do filho, como, por exemplo:
Caso você não tenha formalizado a união estável, você deverá comprovar que essa união existia através dos seguintes documentos:
Ao garantir a comprovação da união estável, não será preciso apresentar outros documentos de dependência econômica, pois como dito anteriormente, neste caso a dependência é presumida.
Quando os pais envelhecem é muito normal encontrarmos situações onde os filhos acabam ajudando os seus pais nas finanças, de modo a depender economicamente dos mesmos.
Caso você seja pai ou mãe do segurado falecido e precisa comprovar a dependência econômica para o INSS de modo a garantir a pensão por morte, será possível apresentar:
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…