Imagine a cena. Você trabalhou a vida toda e está pronto para encaminhar a sua tão sonhada aposentadoria especial. Porém, descobre que para dar entrada no benefício é fundamental ter o Perfil Profissiográfico Profissional, o PPP. Então, você procura a empresa em que trabalhava e, para sua surpresa, ela fechou. E agora, como conseguir o PPP de uma empresa que já encerrou suas atividades?
Infelizmente essa cena é muito comum de acontecer. Muitos segurados ficam sabendo apenas no momento de solicitar o seu benefício que precisam desse documento. E, na busca por ele, descobrem que a empresa não existe mais. Então, isso gera uma dor de cabeça ao segurado.
Mas, essa situação tem solução? Sim, tem. É o que vamos explicar nesse texto.
O segurado pode ficar tranquilo pois, mesmo quando a empresa decretar falência, é possível sim conseguir o PPP para dar entrada no pedido da aposentadoria. Existe mais de uma forma de fazer isso.
Antes de entrarmos nesse assunto, vamos entender primeiro porquê o PPP é tão importante para o trabalhador.
O Perfil Profissiográfico Profissional, conhecido como PPP, é um documento no qual são registradas as informações sobre as funções exercidas por um empregado dentro de uma empresa. Nele, é possível encontrar os dados pessoais do trabalhador, da empresa, informações sobre as suas atividades e funções exercidas, se há contato com agentes nocivos a sua saúde em sua rotina de trabalho, entre outros itens.
A principal função do PPP é comprovar o direito dos trabalhadores aos benefícios da Previdência, como a Aposentadoria Especial. Ele é uma espécie de formulário preenchido pela empresa dentro das regras e exigências do INSS. Já tem os documentos e quer ter o seu caso analisado por um de nossos especialistas? Clique aqui.
É muito importante deixar claro que, a emissão desse documento é de responsabilidade da empresa empregadora. E ela é obrigada a fornecer o PPP gratuitamente ao funcionário.
Existem também alguns sindicatos que podem realizar a emissão deste documento. Porém, para que os sindicatos possam emitir o PPP é necessário que tenham acesso aos laudos ambientais (LTCAT, PPRA, PCMSO, etc) da empresa.
Como você pode ver, o PPP é fundamental para o trabalhador que quer buscar a Aposentadoria Especial. E, sem ele, o INSS pode não reconhecer o direito ao benefício.
Vamos conhecer agora algumas formas de conseguir o PPP em caso de falência da empresa.
O primeiro passo aqui é buscar saber se a empresa realmente faliu ou, então, qual foi o motivo do encerramento das atividades. Para isso basta buscar o Fórum da sua cidade e realizar uma consulta pública. Você vai precisar do nome e do CNPJ da empresa para verificar se existe o processo de falência (esses dados podem ser encontrados em sua Carteira de Trabalho).
Quando uma empresa decreta falência, a sua massa falida, ou seja, todo o acervo de bens da empresa, ficam a cargo de um administrador judicial, que é chamado de síndico.
Por isso, se existir o processo no fórum, pergunte qual é a vara em que o processo está correndo e busque informações sobre o responsável pela massa falida.
Em regra, essa pessoa terá acesso aos documentos da empresa e poderá lhe entregar o PPP ou, então, fornecer cópia dos laudos ambientais (LTCAT, PPRA, PCMSO, etc), que também podem servir como prova para conseguir a aposentadoria especial.
Fique atento! O administrador judicial não pode negar o fornecimento da documentação ao trabalhador. Caso aconteça, é possível ajuizar uma ação contra a massa falida solicitando a entrega dos documentos.
Quer saber como a Reforma da Previdência 2019 vai alterar as aposentadorias? Acesse o nosso Guia Definitivo
Você também pode procurar ex-empregados da empresa que desempenhavam a mesma função que a sua e pedir se eles solicitaram o PPP. É possível fazer uma cópia autenticada desse documento para utilizar em seu processo junto ao INSS.
Essas foram apenas duas das formas pelas quais é possível que o segurado consiga o PPP se caso a empresa em que trabalhava estiver fechada.
Existem outras formas que podem variar de acordo com cada caso. Por isso, busque sempre a ajuda de um advogado especialista para lhe ajudar. Ele é habilitado para analisar os documentos e lhe ajudar nessa busca tão sonhada pela aposentadoria.
Ainda, no geral, os advogados têm acesso a um banco muito grande de laudos e PPPs de outros processos judiciais. Dessa forma é possível que esses laudos sejam utilizados também para o seu benefício.
Ter uma documentação completa, além de importantíssimo, é fundamental para que o segurado não tenha dores de cabeça antes e durante o processo de aposentadoria.
Se você quer saber mais sobre a Aposentadoria Especial você pode acessar nossa página no blog sobre esse assunto.
Ficou com alguma dúvida? Você pode deixar um comentário ou falar com um de nossos especialistas!
Aqui fazemos a diferença na vida das pessoas.
O Escritório Carbonera & Tomazini Advogados é especialista em Direito Previdenciário (Ações contra o INSS) e Direito Securitário (quando o pagamento da indenização do seguro de vida é negado pela seguradora). Atendemos a todo Brasil através do Escritório Digital.
A partir de hoje, quarta-feira, dia 05, os trabalhadores brasileiros já podem consultar informações relativas…
Com o início do ano, muitos indivíduos aproveitam para revisar suas finanças e estabelecer novas…
O Sport Club Corinthians Paulista, um dos clubes de futebol mais populares do Brasil, anunciou…
Para se manter como Microempreendedor Individual (MEI) em 2025 é preciso entender as diversas regras…
Uma informação importante, mas que nem todos os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social…
A Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária (Dirbi) acaba de passar…
View Comments
Boa tarde Vilma,é só vc baixar minha carteira digital,la vai aparecer todas as empresas que vc trabalhou
Boa tarde, meu nome é vilma santana da silva. Trabalhei na empresa transegurança. Esta hj esta falida, e minha casa foi saqueada pôr marginais, eu não tenho como provar. Meu vinculo contratuais, e está, recolheu e não pagou ao INSS, sendo assim estou perdida, como localizar documentos desta empresa que eu possa provar que realmente trabalhei? Não possuo à CTPS pfavor me ajude. Obrigada!
mandei uma pergunta mas esqueci de mandar email pra resposta