Um cartão pode facilitar muito a vida do Microempreendedor Individual (MEI), porém muitos profissionais não sabem como funciona esse tipo de crédito e nem sabem como solicitar.
O cartão de crédito funciona como um empréstimo, que ficará à disposição do seu negócio e você poderá utilizar de diversas maneiras para investir no seu empreendimento, comprando o que for necessário.
Nos próximos tópicos iremos te apresentar algumas dicas para que você consiga solicitar seu cartão de crédito e mostraremos o que pode te impedir de conseguir um.
Impedimentos
Tenha paciência ao solicitar crédito, é preciso entender que as instituições financeiras precisam te conhecer primeiro, não é só abrir um MEI e ganhar um cartão de crédito. É preciso abrir seu negócio, conquistar clientes e realizar vendas regulares.
Até mesmo créditos oferecidos pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), avaliam seu perfil antes de conseguir.
O que te impede de conseguir crédito:
- Não ter faturamento (ou não ter uma renda estável);
- Ter pouco tempo de funcionamento;
- Ter dívidas;
- Não pagar as contas em dia.
É preciso entender que você deve construir um perfil confiável e criar uma boa relação com as instituições financeiras.
Como conseguir um cartão de crédito MEI?
Abra conta de pessoa jurídica em um banco e realize todas as suas operações de compra e venda por lá, pague suas contas naquele banco e, desta maneira, construa uma relação de confiança com aquela instituição.
Com o tempo, as chances de conseguir um cartão de crédito são maiores. Para mostrar seu perfil para outras instruções, basta utilizar o Open Finance e compartilhar as suas informações com outras pessoas.
Lançado em 2021 pelo Banco Central, o Open Finance permite que uma pessoa ou empresa compartilhe seus dados financeiros com outras instituições além do seu banco, desta maneira, ser um bom cliente te garante crédito em todas as instituições.
Tenha paciência!
Como mostramos nos tópicos anteriores, o caminho para conseguir crédito pode demorar alguns meses, é preciso ter paciência e seguir todas as etapas corretamente, se preocupe em cuidar do seu negócio.
Vendendo bem e pagando as suas contas regularmente, com o tempo diversas linhas de crédito vão surgir e você poderá realizar mais investimentos no seu empreendimento, se preocupe em cuidar da sua empresa e em mantê-la funcionando.
O crédito para MEI tem juros baixos e podem ser parcelados em diversas vezes, o que facilita e muito a vida desses profissionais.
Atenção: Reduza em 90% a possibilidade de sua MEI QUEBRAR
Conheça o MEI360 – Clicando Aqui!