Home Carreira Como conseguir uma promoção no trabalho

Como conseguir uma promoção no trabalho

por Wanessa
5 minutos ler
Photo by @javi_Indy / freepik

Conseguir uma promoção no trabalho é uma tarefa árdua, mas muito gratificante, pois traçar e conquistar um objetivo profissional é sempre recompensador. Afinal de contas, o mercado de trabalho tem se tornado, a cada dia, mais exigente e inegavelmente instável.

O que torna qualquer manobra profissional muito mais arriscada e ao mesmo tempo interessante, principalmente quando o resultado é positivo. Portanto, se você é um profissional competente e que busca demonstrar ao seu chefe que merece uma promoção confira algumas dicas que podem ajudá-lo.

Vale lembrar que antes de buscar uma promoção no trabalho o profissional deve estar ciente de que já atende as expectativas no desempenho das suas atividades e saber aceitar feedbacks e orientações pontuais que inclusive podem ajudá-lo a se desenvolver  na carreira e alcançar seu objetivo de promoção.

7 dicas para conseguir uma promoção

Para você conseguir uma promoção no trabalho não basta apenas trabalhar duro, pois essa é uma tarefa que exigirá muita dedicação e força de vontade, sem falar que será necessário se tornar um profissional que possui habilidades e qualidades de um intraempreendedor.

Ou seja, será necessário que o profissional consiga trabalhar pensando com a cabeça do dono do negócio, pois precisará ter a capacidade de se empenhar e usar sua criatividade para garantir o sucesso da empresa. Sem falar na necessidade de adquirir habilidades que são indispensáveis para a cultura da organização.

Parece difícil e complexo, mas na verdade é bem simples, basta que o profissional, assim como a empresa, busque o sucesso do negócio. E para te ajudar nessa jornada seguem 7 dicas que são capazes de proporcionar o conhecimento necessário para conquistar a tão sonhada promoção.

1 – Conheça e atenda as regras da empresa

Conhecer e atender às regras da empresa é vital para conseguir uma promoção, pois é necessário ter conhecimentos consistentes sobre a cultura de promoção da empresa, uma vez que somente munido com estas informações você conseguirá desenvolver um plano de ação condizente para crescer na empresa.

2 – Crie e siga um plano de ação

Criar um plano de ação para conseguir uma promoção no trabalho é o básico, pois para conseguir crescer na empresa é necessário, para não dizer indispensável, estruturar uma abordagem consistente com suas ambições. Afinal de contas, não adianta querer ser promovido, mas não agir e demonstrar seu interesse.

Business Brainstorming Graph Chart Report Data Concept

3 – Se qualifique constantemente   

A qualificação além de capacitá-lo também passa uma imagem de evolução profissional, pois proporciona uma maior visibilidade da sua busca por  desenvolvimento profissional. 

E você não precisa investir dinheiro, ótimos sites com o Certificado Cursos Online oferecem centenas de cursos online grátis de qualificação profissional e com opção de certificado. 

4 – Desenvolva habilidades comportamentais

Possuir habilidades comportamentais compatíveis com o cargo que você deseja almejar também é indispensável para conseguir uma promoção, afinal de contas ao adotar uma postura condizente com o perfil profissional buscado pela empresa você demonstra que não possui apenas habilidades técnicas, mas também tudo o que é preciso para crescer na organização.  

5 – Crie e siga um plano de autodesenvolvimento pessoal

Criar e seguir um plano de autodesenvolvimento pessoal significa basicamente se policiar para evitar atitudes involuntárias que possam passar uma imagem inadequada, pois qualidades básicas, como pontualidade, ética, resiliência, responsabilidade, discrição e muitas outras também contam muito na hora de conseguir uma promoção.

6 – Entregue resultados além dos esperados

Além de atender as expectativas da empresa com relação ao seu trabalho, também é muito válido assumir outras responsabilidades, desde que consiga executá-las, pois irá mostrar sua capacidade de gerar resultados para a empresa. 

Sem falar que também demonstra sua capacidade de proatividade, entusiasmo e ainda prova que está engajado para trazer novas soluções para a empresa.

7 – Desenvolva uma postura motivadora

Ter uma postura motivadora é indispensável para alcançar a almejada promoção, pois ao demonstrar atitudes positivas, criativas e inovadoras você também demonstra uma boa capacidade de liderar, já que essas habilidades demonstram que você sabe contornar situações difíceis para alcançar os resultados desejados.

Além de seguir estas 7 dicas indispensáveis para conseguir uma promoção também é muito válido buscar uma evolução constante, seja ela profissional e/ou pessoal, pois somente quando trabalhamos nosso desenvolvimento de maneira permanente que nos tornamos capazes de possibilitar uma evolução que gere frutos para o futuro.

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More