Há 20 anos, a internet ainda era discada e nem pensávamos em usar os celulares — quando os smartphones se chamavam assim — para nos conectar à rede. No entanto, ainda naquele tempo, muitas empresas já estavam de olho na importância de um bom site para conversar com os seus clientes e fazer novos negócios.
Hoje, com o mundo conectado em que vivemos, ter uma página bem desenhada e que funciona em qualquer lugar é mais do que importante: é uma questão de sobrevivência para quem precisa da web para se manter de pé.
Mas o que não pode faltar em um bom site? O que determina a qualidade daquele endereço da web? É o que vamos saber neste post. Confira!
Autor de um dos livros mais importantes sobre design e experiência do usuário, o norte-americano Steve Krug deixa logo no título de sua mais importante obra a dica para qualquer site: “Não me faça pensar”. Mas o que ele quer dizer com isso?
Que, antes de tudo, uma página não pode deixar o seu visitante confuso ao navegar por ali. E no caso de sites de empresas, essa confusão muitas vezes pode significar uma queda na geração de novos negócios — se um cliente não entende direito o que é o seu serviço ou não acha um botão de compra ou contato, isso pode ser um grande problema.
Sem falar no tempo de carregamento da página, que se demorar muito também pode espantar qualquer interessado na sua marca. Mas esse é apenas um dos aspectos importantes de um bom site.
Quando falamos hoje sobre a importância de um bom site, falamos também sobre a sua facilidade em abrir corretamente em qualquer tipo de tela (de celulares até televisores de 42 polegadas), algo que agora serve até mesmo como diferencial dentro do Google.
Isso porque, desde o dia 21 de abril de 2015, o maior buscador de conteúdo da web avalia quais são os sites que conseguem funcionar bem em computadores, tablets e celulares, e dá mais destaque para eles dentro da sua página de resultados, deixando um pouco de lado os que não conseguem funcionar tão bem em diferentes formatos. Por isso a importância de contar com um bom profissional para a construção do seu site.
Quem olha para um site muitas vezes se esquece de que além de design e programação, também existe conteúdo por ali, atrás de cores, fotos e interações — ainda que o conteúdo seja o motivo principal da existência de uma página. Por isso, pensar no tipo de conteúdo que é apresentado também faz parte da importância de um bom site.
Seja direto, use uma linguagem simples, atrativa e de fácil entendimento, e pense sempre no que você, como visitante de determinado site, gostaria de ler e encontrar por ali. Outro ponto muito importante é cuidar com as regras gramaticais, por isso um profissional qualificado para produzir seus conteúdos é fundamental.
Abrimos esse post falando daquela internet de 20 anos atrás, quando a conexão era discada e ainda não existiam iPhones e redes 3G. Pois muita gente ainda acha que a web de hoje é do jeito que era naquele tempo e se esquece de que agora podemos produzir mais do que textos para um bom site.
Podemos criar vídeos, podcasts, imagens com alta resolução e animações que expliquem ainda melhor o negócio da sua empresa e falem sobre um determinado produto ou serviço.
Como você viu por aqui, quando falamos sobre a importância de um bom site, falamos sobre a necessidade de ter uma página com fácil navegação, que abra corretamente em qualquer tipo de tela, com bom conteúdo e recheada com diversos tipos de interação. Algo que talvez não existisse antigamente, mas que hoje é essencial para qualquer empresa com um endereço na web que deseja alcançar o sucesso.
Matéria: SAGE
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