O resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao processo seletivo do primeiro semestre de 2025, será publicado pelo Ministério da Educação (MEC) às 18h desta terça-feira, 4.
Os inscritos deverão conferir o resultado pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Nesta edição, o programa oferece 338.444 bolsas em 403 cursos de 1.031 instituições privadas em todo o país. Dessas bolsas, 203.539 são integrais e 134.905 são parciais.
De acordo com o Edital nº 2/2025, o prazo para entrega da documentação dessa primeira chamada será de 4 a 17 de fevereiro. O candidato pode comparecer à instituição de educação superior ou encaminhar a documentação por meio virtual/eletrônico.
A instituição deverá disponibilizar, em suas páginas na internet, campo específico para o encaminhamento. Caso não seja possível, informará colaboradores para receberem a documentação fisicamente nos locais de oferta de curso em que houver candidatos pré-selecionados, nos horários de funcionamento da instituição.
Leia também:
O primeiro passo é indicar até duas opções de curso e apontar a universidade e turno em que quer estudar. Elas devem ficar organizadas por ordem de preferência.
Depois, é necessário apontar se quer concorrer na modalidade de ampla concorrência ou pelo sistema de cotas. Por último, é preciso monitorar todos os dias a nota de corte para os cursos que escolheu.
O sistema da seleção vai reconhecer como válida a última opção marcada no Portal de Acesso Único.
Quem ficar dentro da nota de corte até o fim das inscrições ficará com o status de “pré-selecionado”. Isso significa que a vaga está reservada, mas o candidato ainda precisa comprovar as informações que deu na inscrição. E caso uma turma não se complete, o estudante perderá a vaga.
O Prouni 2025, assim como outras edições do programa, ocorre no início de cada ano letivo, ou seja, duas vezes por ano, uma por semestre. Em janeiro, o cronograma estabece da seguinte maneira:
Os locais e horários para envio de documentação e comprovação de informações na instituição privada de ensino são divulgados pelas próprias universidades, sendo responsabilidade dos candidatos acompanhar as informações e o prazo para comprovar os dados da inscrição.
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…
A DeepSeek simplesmente abalou todo o mercado da inteligência artificial (IA) com o lançamento do…
A Reforma da Previdência, promulgada em novembro de 2019, trouxe mudanças significativas no sistema de…
Contadores enfrentam a complexa legislação tributária brasileira, com regras em constante mudança e novas obrigações.…
Se você participou do CNU (Concurso Nacional Unificado), popularmente conhecido como o "Enem dos Concursos",…
Em pouco tempo será aberta a temporada de entrega das declarações do Imposto de Renda…