Imagens por @ipopba e @freepik / Freepik editado por Jornal Contábil
Essa dúvida ocorre na cabeça de muitos empreendedores. Isto porque eles querem realizar um acompanhamento e controle de notas emitidas para a sua empresa.
A empresa, seja de grande porte, médio, micro ou pequena deve emitir nota fiscal a cada atividade de venda, entrega e disposição de serviços e produtos no mercado junto ao seu cliente.
Por lei, as notas devem ser armazenadas pelo prazo médio de cinco anos para serem analisadas em caso de avaliações administrativas, fiscalização e comprovação em processos judiciais.
A consulta poderá ser útil nesses casos, além das atividades de administração e gestão da própria empresa.
Acompanhe o texto a seguir e saiba mais.
A NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) é um documento eletrônico criado para substituir as notas fiscais de talão. O documento não tem obrigação de impressão e seu armazenamento é todo em ambiente digital, no formato XML.
Se caso for necessário, para apresentação ao cliente, é possível a impressão da DANFE – Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica.
A NF-e trouxe além de praticidade e automatização para o processo de emissão de notas, a segurança de dados compartilhados. Segurança esta garantida, pela transmissão imediata de dados para a Receita Federal e assinatura eletrônica da nota realizada pelo Certificado Digital.
A NFe garante segurança, praticidade, economia e agilidade na emissão, contudo ela pode trazer algumas complicações para o contribuinte. Por se tratar de um documento eletrônico, muitas vezes os empresários acabam não conseguindo acompanhar a rotina de emissão para o seu CNPJ.
Assim que qualquer nota fiscal for recebida por sua empresa, é importante analisar se o DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) enviado realmente corresponde ao que foi adquirido ou contratado.
Desse modo, verifique o nome do emitente, o seu CNPJ, inscrição estadual, descrição dos produtos ou serviços, as quantidades e os valores envolvidos. Confira se tudo está certo.
Outra forma de checar, bastante segura, é verificar a validade da chave de acesso da nota fiscal, normalmente localizada no canto superior direito da nota, no site oficial da Secretaria da Fazenda identificando. A nota homologada pela receita em seu status aparece como “Autorizada”.
Veja o passo a passo a seguir:
O Portal Nacional da SEFAZ é uma escolha simples para consultar as notas fiscais eletrônicas emitidas para seu CNPJ.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…