O período de entrega da última declaração de Imposto de Renda aconteceu no dia 30 de junho de 2020 e, a partir desta data, todos que entregaram seu processo estão liberados a consultar o andamento da declaração.
Desde o mês de maio, os lotes de restituição estavam sendo liberados mensalmente até o mês de setembro, mês de liberação do último lote.
Se você deseja ficar informado a respeito do andamento do seu processo, saiba que é possível consultar a declaração de maneira online e rápida.
A maneira como você vai conseguir consultar a última declaração de Imposto de Renda é fácil: basta acessar o site da Receita Federal, onde será possível checar as pendências e situação geral da declaração.
Para isso, é preciso:
Para realizar o acesso no portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), localizado no site da Receita, é fundamental ter em mãos o código de acesso.
A sequência numérica é individual e válida por dois anos. Por isso, caso o seu código seja de 2018, é necessário gerar um novo código de acesso no portal e-CAC para, então, conseguir verificar o seu processo.
Para criar uma nova sequência numérica, é preciso informar o número do seu CPF, data de nascimento e o número dos dois últimos recibos do Imposto de Renda.
Informe o número do CPF ou do CNPJ, além da sequência numérica do código de acesso e a senha de login. Agora você já pode entrar no sistema do e-CAC.
Com as informações preenchidas corretamente, clique em “Avançar” e o extrato referente à sua declaração do IR estará disponível para consulta.
Após o login efetuado, o contribuinte consegue ter acesso aos pagamentos em aberto, as parcelas vencidas, valores de restituição e andamento do envio do processo.
E existe um status disponível para cada situação.
Entenda o que significa cada uma dessas situações para entender o andamento da declaração.
Ao consultar a declaração logo após o envio, o contribuinte consegue evitar problemas perante o fisco, como multas, juros e notificações mais sérias.
Também consegue retificar seu processo, enviando documentos ou preenchendo corretamente uma nova declaração retificadora para corrigir informações incorretas ou incompletas, caso haja necessidade.
Lembrando, que os lotes de restituição das declarações enviadas este ano, acabaram em setembro, por isso se você não verificou os lotes no momento em que foram liberados, a informação estará disponível no site da Receita Federal, no portal e-CAC, utilizando o passo a passo que citamos acima.
Se você preferir facilitar seu acesso à consulta da restituição, você também pode fazer através da plataforma da Leoa, sem precisar de tantos códigos de acesso e procedimentos burocráticos.
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo a sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
Fonte: Leoa
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…