Categories: ChamadasMEI

Como consultar NFe pelo número da nota?

A maneira mais segura de realizar a escrituração de notas para o SPED fiscal é por meio da consulta às notas fiscais eletrônicas (NFe) que foram emitidas contra a sua empresa. Porém, você sabe como consultar uma NFe pelo número da nota?

Para isso, é preciso ficar atento à chave de acesso, que geralmente é confundida com o número de série da NFe. Para que não existam mais dúvidas, nesse artigo falaremos sobre todas as possibilidades de consulta de uma NFe e qual é o passo a passo para que você encontre todas as informações que precisa.

Entenda os números relacionados a uma NFe

A primeira coisa a se fazer é identificar o número da nota fiscal que será consultada. Por força da legislação, a numeração das NFes vai de 000.001 a 999.999. Além disso, toda nota fiscal tem um número de série, que começa sempre em um. Vamos a um exemplo para que você compreenda melhor:

Se você está começando agora, a nota fiscal emitida pela sua empresa será da série 1 e o número dela estará compreendido entre 000.001 a 999.999. Após emitir as 999.999 sua empresa passa para a série 2 e a numeração retorna para 000.001, sendo assim sucessivamente para as séries seguintes.

Você não precisa ter necessariamente o número da NFe para consultá-la ou baixar o seu XML. Contudo, para isso você vai precisar da chave de acesso, um código de 44 dígitos que pode ser utilizado no site da Secretaria da Fazenda (Sefaz) do seu estado. Agora que você sabe as diferenças entre esses termos, vamos ao passo a passo!

Como realizar a consulta de uma NFe

Passo 01: de posse de todas as informações acima, acesse o Portal Nacional da Sefaz.

Passo 02: em seguida, digite a chave de acesso no campo correspondente. Se você não tiver esse número, infelizmente, não será possível seguir a consulta. Confirme o captcha, clicando em “não sou um robô”.

Passo 03: por fim, insira o certificado A1 ou A3.

Leia Também:

Você pode estar se perguntando: como encontrar a chave de acesso correta? A resposta está no DANFe (Documento Auxiliar da NFe). Você precisa ter ele em mãos para encontrar a chave de acesso. Em geral, o fornecedor envia o DANFe impresso ou por e-mail para a empresa, de forma que você tenha acesso a essas informações. Se por um acaso você não o recebeu, solicite-o junto ao seu fornecedor.

Outra solução possível é usar softwares de gestão de NFes, como o Sage NFe, que registram automaticamente as chaves de acesso de cada nota emitida e por isso são uma mão na roda. Nesse caso, basta consultar em seu software o número da nota correspondente.

Por que é um boa ideia investir na consulta de NFes?

Como você pôde perceber, não é difícil fazer a consulta online de uma NFe, porém o processo pode ser um pouco trabalhoso se você não tiver em mãos todas as informações que precisa. Por essa razão é que se recomenda que as empresas invistam em softwares de gestão contábil que incluam o armazenamento dos dados das NFes, a exemplo do Sage NFe..

Graças a eles, com uma simples busca você encontrará tudo o que precisa dentro da sua base de dados, agilizando os processos. Lembre-se ainda que, de acordo com a legislação, é necessário armazenar o XML de uma NFe por pelo menos cinco anos, a contar da data de emissão.

Pior: se você deixar de observar essa obrigação, sua empresa é passível de ser multada. O valor pode chegar a R$ 1 mil por nota perdida. A Receita Federal está sempre de olho nisso, tanto que somente no primeiro semestre de 2017, recolheu R$ 73 bilhões em créditos tributários. Ou seja, não dá para deixar de lado esses requisitos legais.

Via Sage

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

4 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

5 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

6 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

8 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

9 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

9 horas ago